Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27466
Tipo: Tese
Título: O corpo intenso nas artes cênicas: procedimentos para o corpo sem órgãos a partir dos Bartenieff Fundamentals e do Body Mind Centering
Autor(es): Caetano, Patrícia de Lima
Autor(es): Caetano, Patrícia de Lima
Abstract: A presente pesquisa discute conceitos e propostas metodológicas que abordam o estudo teórico e prático acerca do corpo entendendo-o enquanto matéria expressiva em constante mutação e processo de reinvenção. O objeto desta pesquisa é, portanto, o corpo e suas experiências intensivas a partir de experimentações no campo da educação somática. Para tanto o presente estudo se aproxima de duas abordagens somáticas, os Bartenieff Fundamentals™ e o Body Mind Centering™. O intuito foi perceber como estas abordagens possibilitam, a partir dos processos de desconstrução e reconstrução corpórea, aquilo que Antonin Artaud chamou corpo sem órgãos, entendendo-o não como um conceito, mas sim, como uma prática. A partir deste estudo foi possível reconhecer uma grande afinidade entre as proposições artaudianas em torno da arte e da vida e as proposições metodológicas das abordagens somáticas aqui pesquisadas. Para tanto, pesquisou-se a radicalidade da obra de Antonin Artaud e sua conseqüência no campo das artes cênicas a partir da análise de seus textos e de pensadores que contribuíram para o entendimento do corpo sem órgãos, especialmente Gilles Deleuze e Félix Guattari. Em seguida, foram analisadas as especificidades e características em comum, princípios e fundamentos das propostas metodológicas referentes às abordagens somáticas citadas. Tendo em vista o caráter prático-teórico deste estudo, uma pesquisa de campo foi realizada por meio de experimentações práticas das respectivas abordagens em Laboratórios, além de entrevistas com profissionais das artes cênicas envolvidos com a prática somática. Num último momento foram transversalizados os arcabouços práticos e teóricos levantados pelo presente estudo. Através dos resultados obtidos a partir deste arcabouço prático-teórico é possível afirmar que a experimentação somática dos Bartenieff Fundamentals™ e do Body Mind Centering™ no âmbito das artes cênicas entrelaça vida e arte, reconfigurando o fazer artístico em sua potência vital e a própria vida enquanto obra de arte, tal qual preconizou Antonin Artaud.
This research argues concepts and methodological proposals that approach the theoretical and practical study concerning the body understanding it while the expressive subject in constant mutation and process of reinvention. The object of this research is, therefore, the body and its intensive experiences from experiments in the field of somatic education. For this reason, the study approximates two somatic approaches, the Bartenieff Fundamentals™ and Body Mind Centering™. The aim was to perceive how these somatic approaches allow, from the processes of corporal deconstruction and reconstruction, what Antonin Artaud called body without organs, perceiving it not as a concept, but as practical one. From this study it was possible to recognize a great affinity between the artaudians propositions about art and life and the methodological proposals of somatic approaches surveyed here. To this end, we inquired the radical work of Antonin Artaud and its consequence in the field of scenic arts from the analysis of their texts and thinkers who contributed to the understanding of the body without organs, especially Gilles Deleuze and Félix Guattari. After that, we analyze the features and characteristics in common, principles and foundations of the methodological proposals concerning the somatic approaches that had been cited. Given the character practical-theoretician of this study, a field survey was carried out through practical trials of approaches in laboratories, as well as interviews with performing arts professionals involved with the somatic practice. At the last moment, it was interrelated the practical and theoretical frameworks raised by this study. With the results obtained from this theoretical-practical framework was possible to assert that the trial of somatic Bartenieff Fundamentals™ and Body Mind Centering™ within the performing arts weaves life and art, reconfiguring the artistic making in its vital power and life as a work of Art, like praised Antonin Artaud.
Palavras-chave: Artes cênicas
Linguagem corporal
Criação (Literária, artística, etc.)
Estética
Educação somática
Eixo corpo-mente
Bartenieff, Irmgard, 1900-1981
Body-Mind Centering
Performing arts
Body language
Creation (Literary, artistic, etc.)
Aesthetics
Somatic education
CNPq: Lingüística, Letras e Artes
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27466
Data do documento: 24-Set-2018
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE PATRICIA CAETANO.pdf8,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.