https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26917
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Educação permanente em saúde no Brasil na modalidade EAD: produção científica em periódicos. |
Abstract: | Ações educativas para trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil devem se basear na Educação Permanente em Saúde (EPS), com vistas a colocar o trabalho como centro do processo ensino-aprendizagem. O Ministério da Saúde, em 2010, cria o Sistema UNA-SUS para ampliar a EPS, incorporando novas tecnologias educacionais a distância (EAD). Este trabalho objetiva analisar a produção científica brasileira publicada em periódicos sobre a EPS na modalidade EAD no SUS, no período de 1999 a 2015, através de um estudo exploratório e descritivo e de revisão crítica da literatura científica, identificada mediante buscas na base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Portal CAPES. Os resultados apontam o crescimento do número de publicações ao longo dos anos, embora seja escassa a publicação científica sobre a EaD na área da saúde. Os estudos na área da saúde não parecem sintonizados com o extenso debate que ocorre na área de educação acerca da educação a distância, principalmente a partir da utilização das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) na EaD, evidenciado a partir da fragilidade da sua produção científica. |
Palavras-chave: | Educação a Distância Educação Permanente em Saúde E-learning |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Centro de Educação Superior a Distância (Cesad) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26917 |
Data do documento: | Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Ligia Rangel et al 2017.pdf | 415,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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