Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Muniz, Marcio Ricardo Coelho | - |
dc.contributor.author | Fernandes Filho, João Batista | - |
dc.creator | Fernandes Filho, João Batista | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-19T19:02:03Z | - |
dc.date.available | 2018-07-19T19:02:03Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-19 | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26654 | - |
dc.description.abstract | Nesta dissertação me ocupei de certos aspectos da obra personalíssima do poeta portu-guês-moçambicano Sebastião Alba, pseudônimo de Dinis Albano (1940-2000). Para isso, analisei as relações entre vida e linguagem, o combate corpo a corpo que ele sus-tentou em toda a sua pequena e significativa produção: a poesia reunida em A noite di-vidida e os manuscritos publicados postumamente nos livros Albas e Ventos da minha alma. No dualismo dialógico entre vida e obra, ressaltei aspectos como o ritmo fundan-te, a ideia-metáfora da supracasa, a metalinguagem, que se ampliam na dupla Sebastião Alba-Dinis Albano, como personagem de si mesmo. Defendo que o poeta luso-moçambicano entrelaça o fazer poético com sua visão de mundo e sua postura existen-cial efetiva – a imagética conciliada ao ritmo original conquistado na escrita. O homem não se descola do conteúdo da obra. Assim, o termo supracasa significa um lugar outro que não se encontra localizado no território geográfico onde a sociedade civil se institui. Analisei os tópicos reincidentes encontrados na obra poética: a representação da paisa-gem, a vibração amorosa, a simbologia dos pássaros e a tensão entre imanência do mundo e transcendência vazia. | pt_BR |
dc.description.abstract | Dans cette thèse, j’ai traité de certains aspects de l’oeuvre plus personnelle du poète por-tugais-mozambicain Sebastião Alba, pseudonyme de Dinis Albano (1940-2000). Pour cela, j’ai analysé la relation entre la vie et la langue, la lutte qu’il a soutenu en toute sa petite et significative production: la poésie rassemblé en A noite dividida et les manus-crits publiés à titre posthume dans les livres Albas et Ventos da minha alma. Sur le dua-lisme dialogique entre la vie et l’oeuvre, j’ai souligné l’aspects comme le rythme fonda-teur, l’idée-métaphore le supracasa, le métalangage, qui s'étendent dans le double Se-bastião Alba-Dinis Albano, comme personnage de lui-même. Je soutiens que le poète mozambicain-portugais amalgame le faire poétique avec leur vision du monde et sa pos-ture existentielle effective – l’imagerie conciliée avec le rythme original conquis par l’écriture. Cet homme n’a pas se détaché du contenu de son oeuvre. Ainsi, le terme su-pracasa signifie un lieu autre que n’est pas situe sur le territoire géographique où la société civile s’institue. J’ai analysé les thèmes récurrents trouvé dans l’oeuvre poétique: la représentation de le paysage, le frisson amoureuse, le symbolisme des oiseaux et la tension entre l’immanence du monde et la transcendance vide. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Poesia portuguesa do século XX | pt_BR |
dc.subject | Sebastião Alba | pt_BR |
dc.subject | Ritmo fundante | pt_BR |
dc.subject | Su-pracasa | pt_BR |
dc.subject | Albano, Dinis, 1940-2000 - Análise e crítica | pt_BR |
dc.subject | Literatura moçambicana | pt_BR |
dc.title | SEBASTIÃO ALBA: O RITMO, A NOITE, O LIMITE | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Ornellas, Sandro Santos | - |
dc.contributor.referees | El Fahl, Alana de Oliveira Freitas | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLITCULT)
|