Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26615
Tipo: Dissertação
Título: PERMANÊNCIA QUALIFICADA NA UFRB: ÊXITO ACADÊMICO E ESTILO DE VIDA NA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(es): Brito, Bruno José de Queiroz
Autor(es): Brito, Bruno José de Queiroz
Abstract: As políticas de democratização do acesso ao ensino superior no Brasil, e a adoção de políticas afirmativas para o ingresso na vida acadêmica, alteraram o perfil dos/as estudantes que tem acessado a universidade pública brasileira. A entrada no mundo acadêmico requer do/a estudante novas habilidades e modos de agir diferentes. Dessa forma, entre outros fatores é de extrema importância à análise e consequente discussão acerca dos fatores determinantes do estilo de vida e do êxito acadêmico dos/as estudantes, bem como suas possíveis relações com a permanência no curso universitário. Este estudo tem como objetivo analisar a experiência da permanência qualificada na UFRB, o estilo de vida e o êxito acadêmico dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Trata-se de uma pesquisa exploratória qualitativa no campo da etnopesquisa formação. Como instrumentos e procedimentos utilizados na pesquisa foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e ainda a aplicação de questionários com sete estudantes. Os resultados da pesquisa de campo permitem concluir que tanto os aspectos relacionados ao estilo de vida dos estudantes quanto os aspectos relacionados ao êxito acadêmico podem ter influência direta na permanência no ensino superior. O estudo permitiu identificar a importância da promoção de ações ligadas ao acesso, permanência e pós-permanência dos/as estudantes pelas instituições de ensino, integrando de maneira indivisível as garantias de condições essenciais à manutenção acadêmica.
Palavras-chave: Permanência Qualificada
Estilo de Vida
Êxito Acadêmico
Universidade
Educação física - Estudantes
Padrões de desempenho
CNPq: Educação Física
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
IHAC
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26615
Data do documento: 18-Jul-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Brito, Bruno José de Queiroz.pdf994,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.