Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26312
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos Sobrinho, José Amarante-
dc.contributor.authorBernal, Sílvio Wesley Rezende-
dc.creatorBernal, Sílvio Wesley Rezende-
dc.date.accessioned2018-07-05T20:07:35Z-
dc.date.available2018-07-05T20:07:35Z-
dc.date.issued2018-07-05-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26312-
dc.description.abstractEsta dissertação é resultado de nossa pesquisa, inserida na área de estudos da História da Cultura Escrita, sobre representações do latim e da cultura latina em um Brasil do século XIX. Para isso, realizamos um levantamento de fontes que nos deram indícios acerca dos discursos que se fizeram presentes sobre a língua e cultura latinas no Brasil desde o período pós-pombalino, já na segunda metade do século XVIII, até os primeiros anos após a proclamação da República. Apresentamos aqui um levantamento prévio das legislações vigentes sobre a educação nesse período, discutindo os impactos causados na vida escolar dos estudantes da época. Passada essa etapa, atavés da análise de citações retiradas da obra de Machado de Assis (contos e romances), apresentaremos algumas representações encontradas sobre o latim e a cultura latina na sociedade oitocentista, observando quais os espaços, simbólicos e materiais, em que o latim, ou o “saber latim”, se fazia presente.pt_BR
dc.description.abstractThe following dissertation is the result of our research, inserted in the History of Written Culture studies, about Latin and Latin culture representations in Brazil in the 19th century. Therefore, we made a survey of sources that showed us the presence of a language and Latin culture in Brazil since the pos-pombalino period, during the second half of 18th century, until the first years right after the Proclamation of Republic. We present here a prior survey of the legislations about education at that time, discussing the impacts on students’ school life. For this stage, through the analyses of quotations removed from Machado de Assis’ works (short stories and novels), we present here some representations that were found about Latin and Latin culture in the nineteenth century, observing the symbolic and material spaces taken by Latin.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMachado de Assispt_BR
dc.subjectLíngua Latinapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleMachado de Assis e as representações do latim em um Brasil do século XIXpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSilva, Luciene Lages-
dc.contributor.refereesSouza, Emília Helena Portella Monteiro de-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Língua e Culturapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Silvio Wesley Rezende Bernal.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.