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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25707
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAmaral, Marcelo Santos-
dc.contributor.authorPinho, José Antonio Gomes de-
dc.creatorAmaral, Marcelo Santos-
dc.creatorPinho, José Antonio Gomes de-
dc.date.accessioned2018-04-09T18:54:00Z-
dc.date.available2018-04-09T18:54:00Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn0034-7612-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25707-
dc.description.abstractCom o crescente uso da internet, diferentes apropriações estão sendo feitas por diferentes grupos sociais e econômicos. Assim, também políticos têm adotado essas novas mídias por diferentes motivações e em diversas formas. O objetivo deste trabalho é, a partir de uma classificação ideológica dos partidos políticos representados no Congresso brasileiro, avaliar se essa é uma variável que distingue a adoção e o uso do Twitter por parte dos parlamentares federais. Foram analisados os 512 perfis dos congressistas que em dezembro de 2013 utilizavam o Twitter para a postagem de conteúdo e para conexão com cidadãos e colegas de Congresso. Foi utilizada a plataforma de programação do Twitter para a coleta dos dados sobre o uso dos perfis e sobre as conexões entre eles e também com outros perfis da rede social. Esses dados foram relacionados com a classificação ideológica dos partidos dos parlamentares. Os resultados demonstram que é possível distinguir no Twitter os grupos das diferentes ideologias representadas no Congresso, porque adotaram seu uso em períodos distintos, têm diferentes taxas de popularidade, seguem colegas parlamentares com variados padrões de interesse e têm diferentes indicadores de atividade nesse meio digital.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFGVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://dx.doi.org/10.1590/0034-7612155837pt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectTwitterpt_BR
dc.subjectIdeologia partidáriapt_BR
dc.subjectCongresso Nacionalpt_BR
dc.titleIdeologias partidárias em 140 caracteres: uso do Twitter pelos parlamentares brasileirospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubRio de Janeiropt_BR
dc.identifier.numberv. 51, n. 6, p. 1041-1057pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

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