Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25434
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Mobile Learning: o caso de uma universidade privada de uma capital do Nordeste
Título(s) alternativo(s): Revista Gestão e Planejamento
Autor(es): Guerra, Lenin Cavalcanti Brito
Mendonça, Cláudio Márcio de Campos
Souza, Tereza
Fernandes, Antônio Sérgio Araújo
Souza Neto, Manoel Veras de
Autor(es): Guerra, Lenin Cavalcanti Brito
Mendonça, Cláudio Márcio de Campos
Souza, Tereza
Fernandes, Antônio Sérgio Araújo
Souza Neto, Manoel Veras de
Abstract: O avanço e popularização da tecnologia vem influenciando fortemente as práticas educativas. Uma tendências é a mobile learning, educação à distância através de dispositivos móveis, como telefones celulares com acesso à internet (smartphones), tablets, netbooks, dentre outros. O artigo teve como objetivo analisar a experiência em m-learning em uma Universidade privada do nordeste, que forneceu dispositivos móveis de acesso a internet (iPods Touch) para os alunos ingressantes do curso de Administração em 2009. Foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa onde foi utilizado o método de pesquisa survey descritiva através de questionários respondidos por 190 alunos devidamente matriculados no sexto período, e que receberam o dispositivo no primeiro período. Os resultados mostraram que boa parte dos alunos continua utilizando o iPod Touch recebido e o utilizam para acessar conteúdos acadêmicos, sobretudo da plataforma acadêmica da Universidade. Os dados mostram que os alunos avaliaram positivamente a iniciativa de mobile learning e afirmaram que passaram a acessar com maior frequência o material acadêmico após terem recebido o dispositivo, mas que isso não é um elemento decisivo ao se avaliar o ensino da IES. Por fim, identificou-se que boa parte dos professores não incentivou os alunos a utilizarem o dispositivo, o que é um fator a ser considerado por outras IES ao investirem na mobile learning.
Palavras-chave: Educação a distância
Mobile learning
Tecnologia da informação
Editora / Evento / Instituição: UNIFACS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25434
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.