Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25320
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | O aprendizado formal de Controladoria e a minimização do efeito framing: um estudo de decisões gerenciais envolvendo custos de oportunidade |
Other Titles: | REPEC |
Authors: | Carvalho Júnior, César Valentim de Oliveira Rocha, Joséilton Silveira da Bruni, Adriano Leal |
metadata.dc.creator: | Carvalho Júnior, César Valentim de Oliveira Rocha, Joséilton Silveira da Bruni, Adriano Leal |
Abstract: | O objetivo desta pesquisa foi verificar o impacto do Aprendizado Formal de Controladoria na minimização dos vieses cognitivos em decisões gerenciais. Para isso, foi delineado um cenário experimental com situação que envolve o conceito de Custo de Oportunidade. Com o auxílio deste conceito, busca-se entender o comportamento associado ao viés cognitivo provocado pelo Efeito Framing. O experimento contou com um grupo de controle, no qual não existia a introdução de vieses nas questões às quais os respondentes foram submetidos; e dois grupos experimentais, nos quais os questionários continham os vieses, sendo a amostra composta por 155 estudantes dos cursos de graduação de Ciências Contábeis e Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para a análise do experimento, foi utilizada a Regressão Logística Múltipla. Os resultados encontrados apontaram para a inexistência de contribuições do Aprendizado Formal de Controladoria na redução da ocorrência do Efeito Framing. |
Keywords: | Contabilidade comportamental Controladoria Efeito Framing Custo de oportunidade |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON) |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25320 |
Issue Date: | 2009 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
99-260-1-PB.pdf_8 | 522,23 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.