Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2528
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Cidade de Deus e Janela da alma: um estudo sobre a cadeia produtiva do cinema brasileiro
Other Titles: Revista de Administração de Empresas
Authors: Matta, João Paulo Rodrigues
Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
metadata.dc.creator: Matta, João Paulo Rodrigues
Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
Abstract: Objetiva-se discutir e analisar as trajetórias de produção, comercialização e exibição no mercado interno dos filmes Cidade de Deus e Janela da alma, mapeando convergências e diferenças. Trata-se de estudo de caso múltiplo, de natureza exploratória, com base em triangulação de fontes. Os resultados mostram as seguintes convergências: o estreitamento de parcerias entre produtoras e distribuidoras; a utilização de recursos de leis brasileiras de incentivo ao desenvolvimento da atividade audiovisual; a importância e eficácia das estratégias de marketing e de lançamento formatadas; a natureza do trabalho de equipe dos projetos; e a necessidade de perceber e de superar sinais negativos inicialmente emitidos pelo mercado. Dentre as principais divergências, destacam-se: o grau de engajamento dos diretores em todas as etapas dos projetos dos filmes; a focalização das estratégias de marketing em festivais como forma de desenvolvimento de mercado; e o foco em resultados comerciais.
Keywords: Indústria cinematográfica brasileira
Produção
Comercialização
Cidade de Deus
Janela da alma
Brazilian movie industry
Production
Commercialization
City of God
Window of the Soul
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2528
Issue Date: 2009
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (EA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
v46n1a03.pdf85,22 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.