Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24924
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBonilla, Maria Helena Silveira-
dc.contributor.authorPassos, Maria Sigmar Coutinho-
dc.creatorPassos, Maria Sigmar Coutinho-
dc.date.accessioned2018-01-08T13:35:22Z-
dc.date.available2018-01-08T13:35:22Z-
dc.date.issued2018-01-08-
dc.date.submitted2017-04-26-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24924-
dc.description.abstractEsta tese apresenta os resultados da pesquisa que teve como objeto as políticas públicas de formação de professores em Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), especificamente as ações do programa federal ProInfo Integrado no Estado da Bahia. Seu objetivo geral foi compreender os processos de recontextualização na implementação das políticas de TIC e Educação a partir das ações de formação continuada de professores e sua contextualização nos espaços de formação de professores nos Núcleos de Tecnologia Municipal (NTM). O referencial teórico-metodológico da pesquisa foi a Abordagem do Ciclo das Políticas, proposto por Stephen Ball, para compreender os diferentes contextos de concretização da política em análise. Para tal, utilizou diversas fontes como decretos, leis, portarias, documentos de organismos internacionais, módulos impressos e digitais, planejamentos pedagógicos, além da observação direta dos processos de formação e entrevistas com os sujeitos da prática. A pesquisa em campo foi desenvolvida nos NTM das cidades de Salvador, Ilhéus, Itabuna e Juazeiro. O estudo levou ao entendimento das ações de formação do ProInfo Integrado enquanto importante espaço de recontextualização dessa política, sendo que a concretização pelos sujeitos da prática nos NTM revela tensionamentos, contradições e processos de recriação que se relacionam com as demandas locais e com o próprio entendimento dos sujeitos sobre a política pública e sobre o contexto em que atuam. Concluiu que os processos de recontextualização do Proinfo Integrado, nos contextos pesquisados, apresentam sentidos pedagógicos, organizacionais-infraestrturais e interpretativos que recriam a política em análise no contexto da prática.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This thesis presents the results of the research that had the object of the public policies of teacher training in Education and Information and Communication Technologies (ICT), specifically the actions of the federal program ProInfo Integrated in the State of Bahia. Its general objective was to understand the processes of recontextualization in the implementation of ICT policies and Education from the actions of continuing education teachers training and its contextualization in the spaces of teacher training in the Municipal Technology Centers (MTC). The theoretical-methodological reference of the research was the Policy Cycle Approach, proposed by Stephen Ball, to understand the different contexts of concretization of the politics under analysis. For such, it used various sources such as decrees, laws, ordinances, documents of international organizations, printed and digital modules, pedagogical plans, beyond the direct observation of the training processes and interviews with the subjects of the practice. Field research was developed in MTC from the cities of Salvador, Ilhéus, Itabuna and Juazeiro. The study led to the understanding of the training actions of ProInfo Integrado as an important space for the recontextualization of this policy, and the concretization by the subjects of the MTC practice reveals tensionings, contradictions and recreation processes that are related to the local demands and to the own understanding of the subjects on the public policy and on the context in which they act.Concludes that the processes of recontextualization of the Integrated Proinfo in the contexts researched present pedagogical, infrastructural and interpretative senses that recreate the politics under analysis in the context of the practice.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContextospt_BR
dc.subjectPolíticas de TIC e educaçãopt_BR
dc.subjectNúcleos de Tecnologia Municipalpt_BR
dc.subjectRecontextualizaçõespt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectProinfo integradopt_BR
dc.subjectTecnologia educacional - Política governamentalpt_BR
dc.subjectProfessores - Efeito das inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Tecnologia Educacional (Brasil)pt_BR
dc.subjectContextspt_BR
dc.subjectRecontextualizedpt_BR
dc.subjectPolicies of ICT and educationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectIntegrated ProInfopt_BR
dc.subjectMunicipal Technology Centerspt_BR
dc.titleContextualizações e recontextualizações nas políticas da TIC e educação: um estudo sobre o Proinfo Integrado nos NTM na Bahiapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesAlves, Lynn Rosalina Gama-
dc.contributor.refereesVeloso, Maristela Midlej-
dc.contributor.refereesMacedo, Roberto Sidnei-
dc.contributor.refereesLinhares, Ronaldo Nunes-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqTecnologia educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaSigmarCoutinhoPassos-tese.doc.pdf5,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.