Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Fischer, Tânia Maria Diederichs | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Denise de Andrade | - |
dc.creator | Ribeiro, Denise de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-07T18:24:58Z | - |
dc.date.available | 2017-11-07T18:24:58Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-07 | - |
dc.date.submitted | 2011-05-16 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24533 | - |
dc.description.abstract | A tese tem como objetivo analisar como os caminhos percorridos pela UFBA durante as
transformações nos seu modelo acadêmico e organizacional refletem a evolução contextual do ensino superior brasileiro, aqui dividido em ciclos históricos. Para se atingir esse objetivo, realizou-se uma pesquisa qualitativa com a utilização de recursos históricos, por meio da qual
se fez a análise documental de referências bibliográficas e documentos oficiais do ensino superior nacional e da UFBA. Foram também realizadas entrevistas em profundidade com três importantes gestores da IFES - os professores Roberto Santos, Naomar de Almeida Filho e Edivaldo Boaventura. Os dados coletados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo,
a partir das categorias analíticas relacionadas no modelo de análise. Assim em relação à dimensão externa foi considerado o contexto social, político e econômico, a política educacional e o porte e complexidade do segmento; no tocante à dimensão interna contemplaram-se as características das atividades, o processo gestor e o porte e complexidade da IFES. Um dos principais resultados do trabalho foi a confirmação de que a legislação educacional e as dimensões política, econômica e social ao influenciarem o ensino superior brasileiro e a UFBA, contribuem para a consolidação do segmento privado enquanto provedor da oferta em massa deste nível educacional, situação alterada apenas mais recentemente com a criação do REUNI. Outro achado relaciona-se à constatação de que os modelos acadêmicos e organizacionais do ensino superior e da UFBA, do momento da sua origem aos dias de hoje, migraram de formas rígidas e centralizadas, rumo aos modelos emergentes mais fluidos e flexíveis, embora ainda se destaque o foco no ensino profissional associado às profissões
tradicionais e de maior legitimidade social. Sobre os modelos acadêmicos e organizacionais da UFBA é possível se afirmar que embora sujeitos às influências externas, por conta da atuação de três dos seus reitores, vistos aqui como empreendedores institucionais - Edgar
Santos, Roberto Santos e Naomar de Almeida Filho - foi possível não só a criação de uma
identidade institucional, como também possibilitou que a UFBA exercesse influências mais diretas no cenário nacional. Ao término da tese sugere-se a realização de pesquisas futuras que explorem os modelos de gestão universitária emergentes de IES públicas e privadas,
aprofundando-se as discussões sobre o uso das TIC e EAD como ferramentas facilitadoras da universalização do ensino superior brasileiro, assim como das novas iniciativas que envolvem o ensino profissionalizante; outra linha de pesquisa também indicada consiste na análise histórica dos diferentes perfis de liderança de outras IFES ao longo da sua trajetória. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior Brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Instituições Públicas e Privadas do Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Instituições Federais de Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | História da Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Modelo Acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Modelo Organizacional | pt_BR |
dc.title | Trajetória institucional da universidade brasileira – a UFBA como reflexo e modelo | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Boaventura, Edivaldo Machado | - |
dc.contributor.referees | Pedrão, Fernando Cardoso | - |
dc.contributor.referees | Marback, Guilherme | - |
dc.contributor.referees | Fachin, Roberto Costa | - |
dc.publisher.departament | Escola de Administração | pt_BR |
dc.publisher.program | Núcleo de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (NPGA)
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