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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24372
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Ihering Guedes Alcoforado de-
dc.contributor.authorDantas, Sérgio Barbosa-
dc.creatorDantas, Sérgio Barbosa-
dc.date.accessioned2017-10-19T13:23:15Z-
dc.date.available2017-10-19T13:23:15Z-
dc.date.issued2017-10-19-
dc.date.submitted2017-08-30-
dc.identifier.otherTrabalho de conclusão de curso-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24372-
dc.description.abstractO crescimento das grandes cidades brasileiras não levou em conta um modelo de transporte eficiente, o que promoveu o país a uma crise de mobilidade. Isso em razão de um projeto de governo, somado a regulações municipais e investimentos que priorizaram o uso do transporte individual de passageiros em detrimento do transporte público que acabou levando ao problema dos engarrafamentos. Nesse sentido, o trabalho tem objetivo de identificar o processo de formação dos congestionamentos nas vias urbanas extraindo os conceitos de externalidades inter-setorial e intrassetorial. A metodologia aplicada no trabalho tem em princípio,através do arcabouço econômico, destacar as duas diferentes visões de planejamento urbano, Gestão de Oferta e Gestão de Demanda, e a sua resolução frente à essa problemática. E em seguida, são analisadas as possibilidades de resolução do problema tendo como base a bibliografia relacionada com a mesma. E por fim, é feita uma análise do problema através do programa de geoprocessamento de mapas que tem o propósito de evidenciar que política de gestão de oferta que estimula a construção de estacionamentos éum dos fatores que contribuem para a formação dos congestionamentos.pt_BR
dc.description.abstractThe growth of large Brazilian cities did not take into account an efficient transportation model, which promoted the country to a mobility crisis. This was due to a government project, added to municipal regulations and investments that prioritized the use of individual passenger transport to the detriment of public transport that eventually led to the problem of traffic jams. In this sense, the objective of this work is to identify the process of congestion formation in urban roads by extracting the concepts of inter-sectorial and intrassetorial externalities. The methodology applied in the work has in principle, through the economic framework, to highlight the two different views of urban planning, Supply Management and Demand Management, and its resolution to this problem. And then, the possibilities of solving the problem are analyzed based on the bibliography related to it. Finally, an analysis of the problem is done through the mapping geoprocessing program that aims to show that supply management policies that stimulate the construction of parking lots are one of the factors that contribute to the formation of congestion.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEconomia do transportept_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.subjectEstacionamentospt_BR
dc.titleEstacionamentos na política de mobilidade urbana: da oferta de uma infraestrutura de transporte a um instrumento de gestão de demanda de viagenspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSantos, Gervásio Ferreira dos-
dc.contributor.refereesViana, Marcela Sgura-
dc.publisher.departamentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEconomia do trasporte e planejamentopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

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