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Tipo: Dissertação
Título: Corpo-Autobiográfico no processo criativo: por uma poética do mito de Ofélia
Autor(es): Nogueira, Yasmin de Freitas
Autor(es): Nogueira, Yasmin de Freitas
Abstract: A presente pesquisa visa, por meio de uma revisitação ao mito de Ofélia, personagem de Shakespeare (1564- 1616) em Hamlet (1601), o processo de criação no campo das artes visuais, com vistas a refletir questões de gênero e identidade presentes na construção da personagem. O mito, enquanto narrativa simbólico-imagética, busca trazer à tona, por meio da ação e do modo de ser das personagens, elementos da sociedade de uma determinada cultura. A história de Ofélia, revista afim de exemplificar a condição da mulher, reflete a desigualdade entre os gêneros, as limitadas expectativas quanto ao casamento, cuidado com o lar e filhos, silenciamento, repressão à sexualidade e o arquétipo da loucura. Enquanto mulher-artista-pesquisadora, também enxergo-me imersa em tais problemáticas, as quais se tornam pontos de partida para pensar minha autobiografia, bem como uma poética artística desenvolvida. A trama da personagem Ofélia é sobreposta aos meus fragmentos autobiográficos. Emergem, juntamente com minhas subjetividades, temas como raça, classe e sexualidade. Daí, surge a necessidade do tratamento de tais especificidades, caracterizando essa pesquisa como um trabalho feminista e interseccional, visto que reivindica igualdade entre homens e mulheres e não dissociam diferentes eixos de subordinação. A criação artística, observada sob a ótica do processo, busca compreender os movimentos que me levam à obra, acompanhando seu planejamento, execução e crescimento. Todos os registros do processo de criação, como desenhos, esboços, fotografias, arquivos pessoais, bilhetes e narrativas privadas, são de fundamental importância para entender o desenvolvimento da criação, e, por isso, são reunidos nos chamados livros de artista como uma maneira de organizar e exibir os caminhos da criação.
This research seeks, by revisiting the myth of Shakespeare’s character 'Ophelia' in 'Hamlet5', the creation process in visual arts’ field, seeking to think about gender and identity issues in the character’s structuring. The myth, as a symbolic-imagetic narrative, seeks to show, through the characters' action and personalities, the elements of a society of a certain culture. The story of Ophelia, reviewed in order to exemplify the woman’s condition, reflects the inequality of genders, the limited expectations about marriage, the care of the home and children, the repression of the sexuality and the archetype of madness. As a woman-artist-researcher, I see myself immersed in those questions, which makes me a start point to think my autobiography, as well as a developed artistic poetic. The plot of ‘Ophelia’ is superimposed to my autobiographic fragments. They emerge with my subjectivities, subjects as race, class and sexuality. So, rises the necessity to treat those specificities, characterizing this research as feminist and intersectional6 work, since it claims equality of men and women and does not dissociate different axes of subordination. The artistic creation, observed from the process’ perspective, seeks to understand the movements that lead me to the work, following its planning, execution and growth. All the records of this process, such as drawings, sketches, photographs, personal files, passages and private narratives are of underlying importance in understanding the development of creation, and are, therefore, brought together in artist books7 as a way of organize and display the ways of creation.
Palavras-chave: Mito de Ofélia
Processo de Criação
Autobiografia
Gênero
Identidade
CNPq: Artes
País: brasil
Sigla da Instituição: Ufba
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24225
Data do documento: 20-Set-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

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