Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24065
Tipo: Dissertação
Título: Tambores poéticos: a (Re)invenção da história em José Craveirinha e Abdias do Nascimento
Autor(es): Santos Júnior, José Welton Ferreira dos
Autor(es): Santos Júnior, José Welton Ferreira dos
Abstract: Tambores poéticos: a (re) invenção da história em José Craveirinha e Abdias do Nascimento procura investir nas relações entre poesia e história. Para tanto, realizou-se a leitura e análise de poemas contidos nos livros Karingana ua karingana (1974), de José Craveirinha, e Axés do sangue e da esperança: orikis (1983), de Abdias do Nascimento, considerando o modo como o discurso literário dialoga com as questões dos contextos de onde emerge. Alguns signos, sentidos e temas permitiram identificar confluências entre os poetas, embora o exercício comparativo tenha conduzido também à observação de especificidades estéticas e éticas na dinâmica de (re) invenção do discurso histórico nas malhas dos poemas.
Tambores poéticos: a (re) invenção da história em José Craveirinha e Abdias do Nascimento busca invertir em las relaciones entre poesía e historia. Para este fin, se realizo la lectura y análisis de poemas contenidos em los libros Karingana ua karingana (1974), de José Craveirinha, y Axés do sangue e da esperança: orikis (1983), de Abdias do Nascimento, teniendo em cuenta la forma como el discurso literario dialoga com las cuestiones de los contextos donde emerge. Algunos signos, significados y temas señalados permitieron identificar confluências entre los poetas, aunque el ejercicio comparativo haya llevado también a la observación de especificidades estéticas y éticas de (re) invención del discurso histórico em las redes de los poemas.
Palavras-chave: Poesia
História
Moçambique
Brasil
José Craveirinha
Abdias do Nascimento
CNPq: Multidisciplinar
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Estudos Étnicos e Africanos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24065
Data do documento: 21-Ago-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PÓS-AFRO)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.