Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23412
Tipo: Dissertação
Título: Uso de Programação no Ensino das Transformações Geométricas no Plano
Autor(es): França, José Benício dos Anjos
Autor(es): França, José Benício dos Anjos
Abstract: Este trabalho apresenta uma síntese histórica do processo de implantação do uso de computadores na educação, explicitando o surgimento das linguagens de programação com sua evolução e contribuição para a mesma, e um conjunto de atividades exploratória para serem trabalhadas na sala de informática como recurso didático para uma aprendizagem significativa a respeito das Transformações Geométricas no Plano através do uso da linguagem de programação Processing nas turmas do 9o ano do Ensino Fundamental II da Unidade Escolar Amélia Rodrigues, Monte Gordo-Camaçari/BA. Com o Processing é possível propor e realizar atividades lúdicas que promovam uma aprendizagem através do ensino de programação de computadores que consiste basicamente em instruir o computador a realizar uma determinada atividade. Essa linguagem possibilita um primeiro contato com os princípios da computação para a geração de aplicativos e jogos, viabilizando com isso um futuro profissional para os interessados em dar continuidade na aprendizagem que se inicia a partir do curso de programação no site da Khan Academy.
Palavras-chave: Linguagem de Programação
Transformação Geométrica
Processing.JS
CNPq: Ensino da Matemática
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23412
Data do documento: 29-Jun-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DissertaçãoJose.pdf6,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.