Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23351
Tipo: Dissertação
Título: Caraterísticas clínicas e epidemiológicas de crianças atendidas com febre em um serviço de emergência com e sem sepse
Autor(es): Santana, Mariana Costa de
Autor(es): Santana, Mariana Costa de
Abstract: Introdução: sepse é definida como síndrome da resposta inflamatória sistêmica associada à infecção, sendo a maior causa de óbito na faixa etária pediátrica. Febre é o principal sintoma relacionado à infecção e a queixa mais comumente relatada em emergências pediátricas. Estudos epidemiológicos sobre sepse pediátrica são escassos em países em desenvolvimento, embora importantes para a compreensão da realidade desta doença nessas regiões. Objetivo: descrever e comparar a frequência de agentes etiológicos e topografia dos focos iniciais de infecção em pacientes com e sem sepse, identificar fatores de risco e avaliar desfechos. Metodologia: estudo de coorte retrospectiva. Prontuários médicos de pacientes admitidos com febre no Serviço de Emergência Pediátrica da Universidade Federal da Bahia foram analisados, usando uma base de dados informatizada. Dados clínicos e demográficos da admissão e evolução foram registrados em formulários padronizados, sem conhecimento da classificação de ter ou não sepse, dada pelos médicos assistentes. Um projeto paralelo de investigação de pneumonias forneceu testes laboratoriais para investigação de etiologia de infecções respiratórias. Os critérios de Goldstein e cols. de 2005 foram usados para classificar os pacientes em “com” e “sem” sepse. Resultados: no total, dos 254 pacientes elegíveis, 120 (47%) tinham e 134 (53%) não tinham sepse. A mediana (IQR) de idade foi 1,7 anos (0,8-3,9 [mínimo19 dias, máximo 12,6 anos]) e 153 (60%) eram meninos. Pacientes com sepse eram mais velhos (2,8 [1,1-1,3] vs. 1,3 [0.6-2.9] anos; p<0,0001) e tiveram doença falciforme mais frequentemente (7,6% vs. 0.8%; p=0.007). Através de regressão logística múltipla, idade (OR[95%IC]: 1,2 [1,1-1,3]) e doença falciforme (OR[95%IC]: 8,8 [1,1-71,2]) foram independentemente associados a sepse. Os focos mais frequentes foram pneumonia (46%), diarreia (20%) e celulite/adenite (13%). A frequência desses focos não diferiu quando pacientes com e sem sepse foram comparados. Etiologia foi estabelecida em 57 (22,4%) pacientes, 32 (26,7%) e 25 (18,7%) com e sem sepse respectivamente (p=0.1). Infecção por Staphylococus aureus foi detectada em 4 (3,3%) dos pacientes com sepse, enquanto nenhum (0%) dos pacientes sem sepse teve essa infecção (p=0,049). Quatro (3,4%) pacientes morreram no grupo com sepse, enquanto nenhum morreu no outro subgrupo (p=0,048). Conclusão: crianças com sepse apresentaram diferenças em idade, comorbidade (doença falciforme) e frequência de infecção por S. aureus e tiveram maior probabilidade de morrer.
Palavras-chave: Sepse
Crianças
Serviço de Emergência
Desfecho
Fator de Risco
CNPq: Ciências da Saúde
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Ciências da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23351
Data do documento: 28-Jun-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PPgCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Med_ Mariana Costa de Santana.pdf2,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.