Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22950
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFischer, Tânia Maria Diederichs-
dc.contributor.authorVirgem, Lígia Alvares Mata-
dc.creatorVirgem, Lígia Alvares Mata-
dc.date.accessioned2017-06-08T19:36:32Z-
dc.date.available2017-06-08T19:36:32Z-
dc.date.issued2017-06-08-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22950-
dc.description.abstractOs estudos sobre a formação docente em educação profissional e tecnológica têm adquirido lugar de destaque na educação contemporânea, sobretudo no que se refere à atuação com mediação tecnológica e a habilidade da escuta atenta dos professores como forma de contribuição para potencializar as competências dos discentes e construção de conhecimento de forma autônoma. Em virtude disto, o presente trabalho apresenta o contexto da educação profissional e tecnológica no Brasil, amparado pelo arcabouço teórico das metodologias ativas e interativas de ensino e aprendizagem, como a educação progressista, problem based learning, aprendizagem por projeto e o ensino on-line, como também tem fundamentação na teoria da escuta e feedback como base para o ensinar e aprender. O desenho metodológico foi estruturado em três grandes focos: estudo de caso sobre a prática de professor coach na Alemanha, trajetória de aprendizagem e carreira dos docentes do IFBA e desenvolvimento de metodologia de ensino e aprendizagem para formação docente em EPT. A pesquisa obteve como resultados: um artigo da prática do professor coach na Alemanha; um artigo sobre a trajetória de aprendizagem e ensino dos docentes do IFBA; o desenvolvimento da metodologia Aprendinsi composta por um guia de aprendizagem; um caso para ensino baseado em projeto para desenvolvimento de curso de extensão on line e um vídeo tutorial sobre a metodologia.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACTS Studies on teacher education in vocational and technological education have acquired a prominent place in contemporary education, especially in what concerns the performance with technological mediation and the ability to listen attentively to teachers as a way to contribute to enhance the skills of students and construction Of knowledge in an autonomous way. As a result, the present work presents the context of professional and technological education in Brazil, supported by the theoretical framework of active and interactive methodologies of teaching and learning, such as progressive education, problem based learning, learning by project and online teaching , But also has a foundation in the theory of listening and feedback as a basis for teaching and learning. The methodological design was structured in three main focuses: a case study on the practice of teacher coaching in Germany, the learning and career path of IFBA teachers and the development of teaching and learning methodology for teacher training in EFA. The research obtained as results: an article of the coach teacher's practice in Germany; An article on the learning and teaching trajectory of IFBA teachers; The development of the Aprendinsi methodology composed of a learning guide; A case for project-based teaching for the development of an online extension course and a video tutorial on the methodologypt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEPTpt_BR
dc.subjectproblem-based learningpt_BR
dc.subjectaprendizagem por projetopt_BR
dc.subjectescuta e feedbackpt_BR
dc.subjectensino on-linept_BR
dc.subjectInstituto Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectEstudos de casospt_BR
dc.subjectEnsino Híbridopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectProfessores-formaçãopt_BR
dc.titleAprendisi: metodologia híbrida de ensino e aprendizagem baseada em problemas/projetos e escuta ativa para formação docente em educação profissional e tecnológicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesHastenreiter Filho, Horacio Nelson-
dc.contributor.refereesCajazeira, Jorge Emanuel Reis-
dc.publisher.departamentEscola de Administração da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação Multidisciplinar e Profissional em Desenvolvimento e Gestão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsEAUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiência Social Aplicadapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PDGS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lígia Alvares Mata Virgem.pdf4,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.