Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22014
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A atuação no mercado externo influencia a estratégia de gestão ambiental das empresas brasileiras? um estudo multicaso na indústria cerâmica de Santa Catarina
Autor(es): Alperstedt, Graziela Dias
Quintella, Rogério Hermida
Martignago, Graciella
Bulgacov, Sérgio
Autor(es): Alperstedt, Graziela Dias
Quintella, Rogério Hermida
Martignago, Graciella
Bulgacov, Sérgio
Abstract: O objetivo geral deste trabalho é analisar a influência da atuação das estratégias de gestão ambiental das maiores empresas cerâmicas brasileiras no mercado externo. Os fundamentos teóricos discutem a gestão ambiental e seus aspectos determinantes, com ênfase nos requisitos e padrões do mercado externo, os quais exigem da empresa nacional seu enquadramento aos ditames de qualidade definidos no país de destino de seus produtos, assim como regulamentações referentes às questões ambientais e atitudes empresariais. A pesquisa foi conduzida por meio de um estudo multicaso, de natureza qualitativa com a utilização de entrevistas semiestruturados e análise interpretativa. Os dados foram organizados seguindo a ordem cronológica, tanto da atuação no mercado externo quanto das práticas ambientais das empresas, com destaque para a visão estratégica da política ambiental das organizações. Apesar da coincidência, em termos de evolução das categorias estudadas (gestão ambiental e atuação no mercado externo), os resultados da pesquisa não permitem afirmar que as estratégias ambientais das empresas tenham sido afetadas por sua atuação no mercado externo. Outros fatores, porém, emergiram como explicações para a estratégia ambiental das empresas, tais como a legislação brasileira e o próprio processo de globalização, levando-as a adotar melhores práticas, contribuindo para manter sua competitividade.
Palavras-chave: Estratégias
Gestão ambiental
Indústria cerâmica
Mercado externo
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22014
Data do documento: Mai-2013
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A atuação no mercado externo influencia a estratégia de gestão ambiental.pdf301,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.