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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21782
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Silva, Marilda de Santana | - |
dc.contributor.author | Silva, Fredison Aylandro Matos da | - |
dc.creator | Silva, Fredison Aylandro Matos da | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-29T19:43:49Z | - |
dc.date.available | 2017-03-29T19:43:49Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-29 | - |
dc.date.submitted | 2015-06-18 | - |
dc.identifier.issn | Dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21782 | - |
dc.description.abstract | O grupo de samba chula Filhos da Pitangueira, natural da cidade de São Francisco do Conde-Ba, compõe o lócus para o desenvolvimento deste projeto. Formado por iniciativa do Mestre Zeca Afonso, em 1968, o grupo hoje é considerado um importante representante da cultura popular do Recôncavo Baiano, graças à execução do samba chula. A representação dessa modalidade cultural no grupo se dá através da memória oral, de elementos simbólicos imagéticos e musicais como a dança, o canto, o cancioneiro, as festas religiosas e o samba de roda. Por essa razão, este estudo tem, em linhas gerais, o objetivo de compreender de que formas a manifestação cultural do grupo Filhos da Pitangueira foi mantida na região de São Francisco do Conde, principalmente depois da patrimonialização do samba de roda. Nessa perspectiva, a articulação com teóricos contemporâneos que discutem os conceitos de cultura, cultura popular, tradição, identidade, entre outros, especialmente pelo viés dos Estudos Culturais, foi fundamental. Como proposta metodológica foram adotadas a pesquisa bibliográfica e a observação participante, pois, através desta última foi possível captar e catalogar elementos culturais simbólicos e significados particulares presentes no grupo estudado. Foram ainda utilizadas “entrevistas” e um “diário de campo”, de forma a garantir que outras informações relevantes também fossem incorporadas à pesquisa. Passada a fase exploratória, deu-se início à análise dos dados e, por fim, foi feita a articulação dos dados informados e categorizados com os referenciais teóricos da pesquisa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Tradições culturais populares | pt_BR |
dc.subject | Samba de roda | pt_BR |
dc.subject | Samba chula | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio imatrial | pt_BR |
dc.title | O Samba Chula dos Filhos da Pitangueira: de manifestação cultural regional a patrimônio imaterial da humanidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Matos, Edilene Dias | - |
dc.contributor.referees | Döring, Katharina | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade | pt_BR |
dc.publisher.initials | IHAC | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Humanas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (POSCULTURA) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação-O Samba Chula dos Filhos da Pitangueira-de manifestação cultural regional a patrimônio imaterial da humanidade.pdf | 8,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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