Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21278
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : ESTUDO PSICO-COMUNICACIONAL DO CONSUMO COMPULSIVO: REFLEXÕES A PARTIR DE BREVES RELATOS
Autor : DANTAS, JULIANA ARIZE SANTOS
metadata.dc.creator: DANTAS, JULIANA ARIZE SANTOS
Resumen : A presente monografia tem por finalidade compreender os principais fatores psicossociais que influenciam no desenvolvimento do transtorno comportamental chamado de “consumo compulsivo” ou oniomania a partir da observação de um grupo de 17 consumidores que se identificam como tendo hábitos de consumo causadores de problemas de ordem pessoal e/ou social na cidade do Salvador. A pesquisa busca identificar as possíveis causas motivadoras deste comportamento, considerando aspectos como estrutura familiar, status socioeconômico, religião, valores culturais, entre outros, e como estes aspectos moldam a constituição da identidade do indivíduo, em especial como a maneira deste de lidar com o desejo, a necessidade e o consumo. Para isso, além do preenchimento de um questionário online por 15 pessoas, foram realizadas também duas entrevistas presenciais, oportunidades nas quais foi possível conhecer de forma significativamente mais aprofundada como funciona a mente do consumidor compulsivo. De forma a otimizar o conhecimento direto proposto na pesquisa de campo, buscou-se construir uma sólida base teórica. Para isto, esta pesquisa apresenta a história do consumo, especialmente como chegamos ao comportamento hoje denominado “consumo compulsivo” e quais são os principais recursos da psicologia utilizados na publicidade para influenciar o consumidor no ato da compra, inclusive da compra compulsiva. Autores como: Barbosa (2004), Baudrillard (1995), Bauman (2008), Gade (1980), Silva, A. (2014) etc. estão presentes para compor o escopo desta pesquisa.
Palabras clave : COMUNICAÇÃO
HISTÓRIA DO CONSUMO
CONSUMO COMPULSIVO
PUBLICIDADE
PSICOLOGIA
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: FACOM - UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21278
Fecha de publicación : 1-feb-2017
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - JULIANA ARIZE - VERSÃO FINAL.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.