Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20704
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação de metodologia para classificação de alterações hidrológicas à jusante de barramentos em rios de semiárido
Autor(es): Souza, Naiah Caroline Rodrigues de
Autor(es): Souza, Naiah Caroline Rodrigues de
Abstract: A construção de barragens e reservatórios objetiva dentre outros interesses promover o aumento do equilíbrio da disponibilidade de água para demandas crescentes. Elas desempenham um papel importante no controle e na gestão de usos de recursos hídricos. Porém, a regulação de vazões que ocorre a partir da implantação de barragens provoca consequências de grande impacto. Então, a investigação das modificações resultantes da instalação, das referidas obras hidráulicas, ganha considerável relevância. Diante desse contexto, o presente estudo tem como objetivo avaliar a utilização do método Dundee Hydrologic Regime Assessment Method (DHRAM), que classifica o grau de impacto à jusante de barramentos, e de sua versão adaptada, para as bacias dos rios Itapicuru e Paraguaçu, que estão inseridas no semiárido baiano. A aplicação da adaptação referida foi motivada pelo fato do DHRAM ter sido validada a partir de estudos aplicados em rios de regiões com clima, variabilidade hidrológica, topografia e condições de usos diferentes de rios do semiárido baiano, e utilizar resultados do IHA sintetizados, transformando informações de características diferentes em um único indicador. Realizou-se então, além da aplicação da referida metodologia original de classificação, também se procedeu sua aplicação, agregando adaptações baseadas em dados locais. A aplicação da metodologia possibilitou apontar a representatividade desta para a área de estudo, devido a comparação dos resultados da classificação com os resultados de estudos anteriores e a partir da aplicação do DHRAM com adaptação utilizando vazões observadas de um período diferente das vazões simuladas. A classificação utilizando o DHRAM original e adaptado refletiu as características das regiões estudadas afirmando-se que a metodologia de classificação apresentada por Black et al (2005) e sua versão adaptada é aceitável e satisfatória. Contudo, a implementação de uma subclassificação à nível dos subgrupos propostos, complementou os resultados obtidos de modo que a partir desses é possível traçar estratégias para reduzir a severidade das alterações provocadas nos indicadores hidrológicos. Tais estratégias poderão elencar alterações nas regras operativas e ainda nas características de projeto ou definição de alternativa para manutenção da sazonalidade, e dessa forma a ampliação da classificação fornece resultados que podem ser utilizados para auxiliar na tomada de decisão na gestão e planejamento de recursos hídricos.
Palavras-chave: Barragens
Reservatórios
Impacto ambiental - Avaliação
Indicadores hidrológicos
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Meio Ambiente, Águas e Saneamento
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20704
Data do documento: 28-Set-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (MAASA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Souza201623_final.pdf5,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.