Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20295
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCouto, Edvaldo Souza-
dc.contributor.authorSantos, Julio Cesar Gomes-
dc.creatorSantos, Julio Cesar Gomes-
dc.date.accessioned2016-09-08T17:33:59Z-
dc.date.available2016-09-08T17:33:59Z-
dc.date.issued2016-09-08-
dc.date.submitted2016-05-30-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20295-
dc.description.abstract“O Fascínio e a Espetacularização como Pedagogias Corporais no World Of Warcraft.”, 247p. Tese (Doutorado), Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador-Bahia, 2016. O corpo sempre exerceu fascínio e os homens fizeram dele um dispositivo simbólico e cultural. Com o surgimento das tecnologias digitais se cria uma ampliação do seu processo de fascínio e espetacularização tendo nas relações sociais dos jogos online de MMORPG (Massively Multiplayer Online Role -Playing Game) um campo promissor para essa observação por se tratar de um espaço de ‘mundos persistentes’ em que se localizam relações sociais complexas. Nas redes o corpo está também para os aprendizados sociais. O argumento central da tese é que os processos de fascínio e espetacularização de si encontradas nas representações corporais do jogo online World of Warcraft, podem ser vistos como construtores de pedagogias corporais. O objetivo foi analisar nas criações corporais e nas relações dos personagens de jogadores do World of Warcraft processos de fascínio e espetacularização do corpo como parte das construções de pedagogias corporais. A metodologia utilizada foi a qualitativa de cunho descritivo e analítico, com dados construídos por meio de uma pesquisa participante e de entrevistas semi-estruturadas com roteiro. A pesquisa permitiu concluir, dentre outros aspectos, que os processos de fascínio e espetacularização de si, por meio de uma festiva exibição dos corpos dos personagens no jogo, embalados pela cultura da visibilidade, são estratégias para dão aos sujeitos acessos a diferentes experiências corporais mutantes. Esses corpos fascinantes e espetacularizados no jogo e em rede não se limitam apenas à aquisição de capital social, mas, também, são legítimos dispositivos pedagógicos e produtores de conhecimentos.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The body has always held fascination and men made him a symbolic and cultural device. With the emergence of digital technologies to create an extension of its allure process and spectacle with the social relations of online games MMORPG (Massively Multiplayer Online Role Game -playing) a promising field for this observation because it is an area of 'worlds persistent 'where they are located complex social relations. In the networks the body is also to social learning. The central argument of the thesis is that the fascination processes and spectacle of themselves found in bodily representations of the online game World of Warcraft, can be seen as pedagogies body builders. The aim was to analyze the physical creations and relationships of the characters players of World of Warcraft fascination processes and spectacle of the body as part of the body pedagogies buildings. The methodology was qualitative descriptive and analytical, with data built through a participatory research and semi-structured interviews with script. The study concluded, among other things, that the fascination processes and spectacle of himself, through a festive display of the bodies of the characters in the game, packed the culture of visibility, are strategies to give individuals access to different bodily experiences mutants. These fascinating and espetacularizados in the game and network bodies are not limited to the acquisition of capital, but also are legitimate pedagogical devices and producers of knowledge. Keywords: World of Warcraft, Online Games and Education, Body Representations, Fascination and Spectacularization, pedagogies Body.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectWorld of warcraftpt_BR
dc.subjectJogos online e educaçãopt_BR
dc.subjectRepresentações corporaispt_BR
dc.subjectFascínio e espetacularizaçãopt_BR
dc.subjectPedagogias corporaispt_BR
dc.subjectOnline games and educationpt_BR
dc.subjectBody representationspt_BR
dc.subjectFascination and spectacularizationpt_BR
dc.subjectpedagogies bodypt_BR
dc.titleO fascinio e a espetacularização como pedagogias corporais no world of warcraftpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesAlves, Lynn Rosalina Gama-
dc.contributor.refereesSalles, Mary Valda Souza-
dc.contributor.refereesRibeiro, Jose Carlos Santos-
dc.contributor.refereesSantos, Raquel do Rosário-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqTecnologia educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese final.pdf8,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.