Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20209
Tipo: Tese
Título: Estudos das respostas imunológicas em caprinos experimentalmente infectados por Corynebacterium pseudotuberculosis sob efeito dos hormônios da reprodução
Autor(es): Oliveira, José Vasconcelos Lima
Autor(es): Oliveira, José Vasconcelos Lima
Abstract: Considerando a grande dificuldade em identificar e excluir animais com infecções subclínicas de Corynebacterium pseudotuberculosis nos programas de biotecnologia da reprodução, foram analisados aspectos das respostas imune celular e humoral de caprinos infectados experimentalmente com uma cepa selvagem de C. pseudotuberculosis. Foram determinados os valores séricos de IgG e IgM total e específico anti- C. pseudotuberculosis, contagem total e diferencial dos leucócitos de sangue periférico e os níveis da produção de interferon-γ por células de sangue total. Utilizaram-se seis grupos experimentais assim distribuídos: G I – ovariectomizados + C. pseudotuberculosis; G II – estrógeno + C. pseudotuberculosis; G III – ciclo estral + C. pseudotuberculosis; G IV – Progesterona + C. pseudotuberculosis; G V – Animais machos + C. pseudotuberculosis; G VI – Controle. Os resultados obtidos na utilização do antígeno secretado como revelador da ativação dos componentes humoral e celular na resposta imune do hospedeiro caprino, na comparação das médias dos índices de produção do IFN- لا entre as coletas dos diversos grupos experimentais, não apresentaram diferenças (p > 0,05), como também entre as respostas dos índices do antígeno com mitógeno PWM e com PBS. Observou-se nas fêmeas redução do número total de leucócitos, ficando abaixo da média normal da espécie, e no grupo dos animais masculinos houve um aumento do número total dos leucócitos, comparado com o grupo controle e as médias leucocitárias descritas na literatura. Concluiu-se que as alterações fisiológicas nas fêmeas e nos machos podem ser causadas pelos hormônios utilizados nos respectivos grupos experimentais. Não foi observada influência (p>0,05) sobre os níveis séricos de imunoglobulinas (IgG e IgM) entre os grupos experimentais tratados. Porém, os anticorpos IgG específicos foram bem caracterizados com diferença (p < 0,05) entre os grupos infectados experimentalmente e o grupo não infectado (controle).
Palavras-chave: Resposta humoral e celular
Leucograma
Imunoglobulinas
Interferon gama
Caprino
CNPq: Ciências da Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Imunologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20209
Data do documento: 31-Ago-2016
Aparece nas coleções:Tese (PPgCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_ICS_ José Vasconcelos Lima Oliveira.pdf527,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.