Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20023
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A brincadeira como elemento de mediação e socialização na educação infantil
Autor : Santos, Silvânia Oliveira Estrela
metadata.dc.creator: Santos, Silvânia Oliveira Estrela
Resumen : A presente pesquisa “A brincadeira como elemento de mediação e socialização na Educação Infantil, tem como objeto alunos do grupo 4 de uma dada escola da rede municipal de Santa Bárbara, Bahia. Utilizando como referência obras e artigos referentes a temática o brincar na Educação Infantil, no que tange ao processo histórico, a relevância do brincar na construção de conhecimentos e como o educador pode mediar favorecendo significância das mesmas para seus discentes. Para tanto me baseio nos estudos de Alves (2005); Bomtempo (1999); Chizzotti (2001); Gil (1999); Kishimoto (1999); Macedo (2004); Moyles (2002); Oliveira (2002); Sarmento (2004) e Willems (1964). O objetivo deste trabalho foi analisar como a brincadeira pode contribuir na melhoria das relações entre as crianças mediando à socialização entre eles da Educação Infantil (grupo 4). A análise através da observação e coparticipação indicou que o brincar é essencial e indispensável no processo de desenvolvimento das crianças, pois, a partir das brincadeiras o conhecimento vai se moldando, trazendo significância, novas relações se constroem. Dessa maneira, é válido afirmar que o brincar é parte integrante da Educação Infantil, contribuindo significadamente para o processo ensino-aprendizagem. Isso pôde ser analisado e refletido a partir da observação e coparticipação que contribuíram com a dada pesquisa.
ABSTRACT This research "The game as part of mediation and socialization in early childhood education, is to group students object 4 from a given school municipal Santa Barbara, Bahia. Using as reference books and articles related to the theme playing in kindergarten, with respect to the historical process, the importance of play in the construction of knowledge and how the teacher can mediate significance favoring the same for their students. Therefore I base my studies of Alves (2005); Bontempo (1999); Chizzotti (2001); Gil (1999); Kishimoto (1999); Macedo (2004); Moyle (2002); Oliveira (2002); Sarmento (2004) and Willems (1964). The aim of this study was to analyze how the game can contribute to the improvement of relations between children mediating socialization among them of early childhood education (group 4). The analysis through observation and joint participation indicated that the play is essential and indispensable in the children's development process, because from the games knowledge will casting, bringing significant new relationships are built. Thus, it is fair to say that the play is an integral part of early childhood education, significadamente contributing to the teachinglearning process. This could be analyzed and reflected from the observation and coparticipation that contributed to the given search.
Palabras clave : Educação infantil
Brincar
Mediação
Aprendizagem
Early childhood education
Playing
Mediation
Learning
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20023
Fecha de publicación : 11-ago-2016
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Monografia de Silvânia.pdf603,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.