https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19740
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A Aquisição dos seguimentos /R/ e /S? em coda silábica na Língua Portuguesa |
Autor(es): | Neri, Dayana Moreira |
Autor(es): | Neri, Dayana Moreira |
Abstract: | O presente trabalho focaliza na aquisição dos segmentos /R/ e /S/ em posição de coda silábica (medial e final) na Língua Portuguesa. Por meio de um estudo transversal foram analisadas as produções linguísticas de 112 crianças com idade de 2;1 (dois anos e um mês) a 6;0 (seis anos) nascidas na cidade do Salvador. Os sujeitos foram distribuídos em 7 grupos etários e divididos de acordo com a escolaridade e o status social dos pais - Classe A, referindo-se a pais com grau universitário, e Classe C para os pais com educação primária. O corpus, composto de produções linguísticas infantis, foi obtido a partir do PROAEP (Programa de Estudos em Aquisição e Ensino do Português como Língua Materna) através da aplicação do exame fonético-fonológico ERT. Na seção referencial teórico, o processo de aquisição é discutido desde o momento em que os segmentos alvos começam a ser produzidos até sua completa estabilização no sistema fonológico da criança. Através da análise dos dados analisados, foi possível verificar que a maior frequência de produção adequada dos segmentos é encontrada na Classe A. Crianças da Classe C, por outro lado, mostram um grau elevado de aplicação de diferentes estratégias, tais como a elisão, confusão de fricativas, migração, entre outras. Estes resultados revelam que as questões sociolinguísticas desempenham um papel importante no desenvolvimento da fala infantil. |
Palavras-chave: | Aquisição da Linguagem Coda Silábica Língua Materna |
CNPq: | Aquisição da Linguagem |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19740 |
Data do documento: | 21-Jul-2016 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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