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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19740
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A Aquisição dos seguimentos /R/ e /S? em coda silábica na Língua Portuguesa
Autor : Neri, Dayana Moreira
metadata.dc.creator: Neri, Dayana Moreira
Resumen : O presente trabalho focaliza na aquisição dos segmentos /R/ e /S/ em posição de coda silábica (medial e final) na Língua Portuguesa. Por meio de um estudo transversal foram analisadas as produções linguísticas de 112 crianças com idade de 2;1 (dois anos e um mês) a 6;0 (seis anos) nascidas na cidade do Salvador. Os sujeitos foram distribuídos em 7 grupos etários e divididos de acordo com a escolaridade e o status social dos pais - Classe A, referindo-se a pais com grau universitário, e Classe C para os pais com educação primária. O corpus, composto de produções linguísticas infantis, foi obtido a partir do PROAEP (Programa de Estudos em Aquisição e Ensino do Português como Língua Materna) através da aplicação do exame fonético-fonológico ERT. Na seção referencial teórico, o processo de aquisição é discutido desde o momento em que os segmentos alvos começam a ser produzidos até sua completa estabilização no sistema fonológico da criança. Através da análise dos dados analisados, foi possível verificar que a maior frequência de produção adequada dos segmentos é encontrada na Classe A. Crianças da Classe C, por outro lado, mostram um grau elevado de aplicação de diferentes estratégias, tais como a elisão, confusão de fricativas, migração, entre outras. Estes resultados revelam que as questões sociolinguísticas desempenham um papel importante no desenvolvimento da fala infantil.
Palabras clave : Aquisição da Linguagem
Coda Silábica
Língua Materna
metadata.dc.subject.cnpq: Aquisição da Linguagem
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19740
Fecha de publicación : 21-jul-2016
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras

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