https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19740
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A Aquisição dos seguimentos /R/ e /S? em coda silábica na Língua Portuguesa |
Authors: | Neri, Dayana Moreira |
metadata.dc.creator: | Neri, Dayana Moreira |
Abstract: | O presente trabalho focaliza na aquisição dos segmentos /R/ e /S/ em posição de coda silábica (medial e final) na Língua Portuguesa. Por meio de um estudo transversal foram analisadas as produções linguísticas de 112 crianças com idade de 2;1 (dois anos e um mês) a 6;0 (seis anos) nascidas na cidade do Salvador. Os sujeitos foram distribuídos em 7 grupos etários e divididos de acordo com a escolaridade e o status social dos pais - Classe A, referindo-se a pais com grau universitário, e Classe C para os pais com educação primária. O corpus, composto de produções linguísticas infantis, foi obtido a partir do PROAEP (Programa de Estudos em Aquisição e Ensino do Português como Língua Materna) através da aplicação do exame fonético-fonológico ERT. Na seção referencial teórico, o processo de aquisição é discutido desde o momento em que os segmentos alvos começam a ser produzidos até sua completa estabilização no sistema fonológico da criança. Através da análise dos dados analisados, foi possível verificar que a maior frequência de produção adequada dos segmentos é encontrada na Classe A. Crianças da Classe C, por outro lado, mostram um grau elevado de aplicação de diferentes estratégias, tais como a elisão, confusão de fricativas, migração, entre outras. Estes resultados revelam que as questões sociolinguísticas desempenham um papel importante no desenvolvimento da fala infantil. |
Keywords: | Aquisição da Linguagem Coda Silábica Língua Materna |
metadata.dc.subject.cnpq: | Aquisição da Linguagem |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19740 |
Issue Date: | 21-Jul-2016 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
completo.pdf | 847,55 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.