https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18284
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação e identidade: a reconstrução cultural da Festa de Itapuã |
Autor(es): | Maia, Débora Matos |
Autor(es): | Maia, Débora Matos |
Abstract: | A dissertação apresenta discussões sobre o processo de reconstrução de práticas culturais e
seus efeitos sobre as identidades coletivas, estabelecendo diálogos com os processos
informais de educação, a economia local e a construção de identidades, conformando o
exercício da cidadania por meio da análise do espaço urbano e da festa religiosa. A partir das
transformações e atualizações que o bairro de Itapuã passou, tomamos como base os
processos educativos que permeiam a Festa da Lavagem, identificando-a como parte da
cultura da cidade em que esta torna-se um meio de comunicar os cidadãos diversos,
provocando o desenvolvimento humano das pessoas através das interações destes com o meio
cultural do lugar onde vivem. O objetivo foi compreender os sentidos e significados da festa
para a comunidade de Itapuã do ponto de vista da educação e da identidade, focando a relação
da Lavagem com os processos formativos no contexto organizativo e das manifestações
culturais. Buscou-se a partir da convivência em campo de pesquisa compreender, sentir, olhar,
escutar as pessoas do bairro/comunidades, utilizando estratégias etnográficas. RESUMEN La tesis presenta los debates sobre la reconstrucción de las prácticas culturales y sus efectos sobre las identidades colectivas, establecer un diálogo con los procesos informales de la educación, la economía local y la construcción de identidades, la formación del ejercicio de la ciudadanía a través del análisis del espacio urbano y la fiesta religiosa. A partir de los cambios y actualizaciones que el distrito de Itapuã ahora, que se basan en los procesos educativos que subyacen en la Fiesta de la colada, que lo identifica como parte de la cultura de la ciudad donde se convierte en un medio de comunicación de muchos ciudadanos, lo que el desarrollo humano de las personas a través de estas interacciones con el entorno cultural en que viven. El objetivo fue comprender los significados de la fiesta para la comunidad de Itapuã el punto de vista de la educación e identidad, centrándose en la relación con los procesos formativos en seco en el contexto delos eventos organizacionales y culturales. Se solicitó a la convivencia en el campo de la investigación para comprender |
Palavras-chave: | Educação Cultura popular Identidade Festa religiosa Educación Identidad Fiesta Festas religiosas - Itapuã (Salvador, BA) |
CNPq: | Educação |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18284 |
Data do documento: | 24-Nov-2015 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Debora Maia.pdf | 12,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.