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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18284
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAbib, Pedro Rodolpho Jungers-
dc.contributor.authorMaia, Débora Matos-
dc.creatorMaia, Débora Matos-
dc.date.accessioned2015-11-24T16:25:30Z-
dc.date.available2015-11-24T16:25:30Z-
dc.date.issued2015-11-24-
dc.date.submitted2012-03-16-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18284-
dc.description.abstractA dissertação apresenta discussões sobre o processo de reconstrução de práticas culturais e seus efeitos sobre as identidades coletivas, estabelecendo diálogos com os processos informais de educação, a economia local e a construção de identidades, conformando o exercício da cidadania por meio da análise do espaço urbano e da festa religiosa. A partir das transformações e atualizações que o bairro de Itapuã passou, tomamos como base os processos educativos que permeiam a Festa da Lavagem, identificando-a como parte da cultura da cidade em que esta torna-se um meio de comunicar os cidadãos diversos, provocando o desenvolvimento humano das pessoas através das interações destes com o meio cultural do lugar onde vivem. O objetivo foi compreender os sentidos e significados da festa para a comunidade de Itapuã do ponto de vista da educação e da identidade, focando a relação da Lavagem com os processos formativos no contexto organizativo e das manifestações culturais. Buscou-se a partir da convivência em campo de pesquisa compreender, sentir, olhar, escutar as pessoas do bairro/comunidades, utilizando estratégias etnográficas.pt_BR
dc.description.abstractRESUMEN La tesis presenta los debates sobre la reconstrucción de las prácticas culturales y sus efectos sobre las identidades colectivas, establecer un diálogo con los procesos informales de la educación, la economía local y la construcción de identidades, la formación del ejercicio de la ciudadanía a través del análisis del espacio urbano y la fiesta religiosa. A partir de los cambios y actualizaciones que el distrito de Itapuã ahora, que se basan en los procesos educativos que subyacen en la Fiesta de la colada, que lo identifica como parte de la cultura de la ciudad donde se convierte en un medio de comunicación de muchos ciudadanos, lo que el desarrollo humano de las personas a través de estas interacciones con el entorno cultural en que viven. El objetivo fue comprender los significados de la fiesta para la comunidad de Itapuã el punto de vista de la educación e identidad, centrándose en la relación con los procesos formativos en seco en el contexto delos eventos organizacionales y culturales. Se solicitó a la convivencia en el campo de la investigación para comprenderpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectFesta religiosapt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subjectIdentidadpt_BR
dc.subjectFiestapt_BR
dc.subjectFestas religiosas - Itapuã (Salvador, BA)pt_BR
dc.titleEducação e identidade: a reconstrução cultural da Festa de Itapuãpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesCastro Júnior, Luís Vítor-
dc.contributor.refereesBarros, José Márcio Pinto de Moura-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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