https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18283
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | A recontextualização dos saberes profissionais de alunos de cursos técnicos profissionalizantes em experiência de estágio |
Autor : | Cruz, Alexandra Carla Prazeres de Azevedo |
metadata.dc.creator: | Cruz, Alexandra Carla Prazeres de Azevedo |
Resumen : | A pesquisa teve como objeto de estudo compreender como os conhecimentos dos
alunos dos Cursos de Infraestrutura Urbana, Automação, Refrigeração e Mecânica
são adquiridos na escola e recontextualizados em suas funções desempenhadas
durante a atividade curricular de estágio. O estágio tem possibilitado aos aprendizes
o conhecimento prático da sua profissão de formação, e possibilita aos estudantes
também o contato empírico com as disciplinas vistas em sala de aula. O objetivo da
pesquisa é compreender como os alunos trabalhadores dos referidos cursos que
estão em experiências de trabalho no estágio, mobilizam os saberes profissionais e
os recontextualizam no desempenho das suas atividades de estágio. Os resultados
obtidos evidenciaram que os alunos em experiências de trabalho no estágio
recontextualizam seus conhecimentos, dando sentido ao que aprendem. As
aprendizagens, frutos do convívio familiar, na interação com os outros e dos
espaços formais da escola, tem ajudado estes sujeitos a lidarem com as situações
de imprevistos e tem ajudado também no aperfeiçoamento de realizar suas
atividades atribuídas no estágio e a adquirir novas aprendizagens. ABSTRACT The research had as its object of study to understand how students' knowledge of Courses Urban Infrastructure, Automation, and Refrigeration Mechanics are acquired at school and recontextualized in their duties performed during the internship curricular activity. The stage has enabled learners practical knowledge of his profession training, and also enables students to contact with the empirical disciplines seen in the classroom. The objective of this research is to understand how students of those courses that workers are in work experiences on stage, raise the professional knowledge and recontextualize the performance of their internship activities. The results showed that students on work experience on stage recontextualize their knowledge, giving meaning to what they learn. The learning, the fruits of family life, in interaction with others and the formal spaces of the school, has helped these individuals to cope with unforeseen situations and has also helped in improving their activities assigned to perform on stage and acquire new learning. |
Palabras clave : | Saber profissional Conhecimento profissional Recontextualização Professional know Professional knowledge Recontextualization |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18283 |
Fecha de publicación : | 24-nov-2015 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PGEDU) |
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_AlexandraCarla 2.pdf | 2,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.