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dc.contributor.advisorTaffarel, Celi Nelza Zulke-
dc.contributor.authorSilveira, Myna Lizzie Oliveira-
dc.creatorSilveira, Myna Lizzie Oliveira-
dc.date.accessioned2015-01-27T15:19:01Z-
dc.date.available2015-01-27T15:19:01Z-
dc.date.issued2015-01-27-
dc.date.submitted2012-11-11-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16901-
dc.description.abstractO presente trabalho se insere nas investigações acerca da formação de professores e das problemáticas na área da educação do campo. Traz o acompanhamento científico à experiência de implantação e construção do currículo da “Licenciatura em Educação do Campo” na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Uma pesquisa fundamentada no materialismo histórico-dialético e que toma como referência a pedagogia histórico-crítica. A grande tarefa foi estruturar um currículo para a formação de professores do campo, fundamentado no sistema de complexos e na teoria crítico dialética, que instrumentaliza o trato com conhecimento e organiza o trabalho pedagógico na perspectiva da emancipação humana e da transformação social. O objetivo geral foi apresentar elementos teóricos sobre a formação de professores, levando em consideração a experiência da turma piloto da UFBA. Os objetivos de segunda ordem foram: descrever o processo de implantação do curso na UFBA e a organização do trabalho pedagógico e apontar os limites e possibilidades superadoras do projeto em execução. Nossa questão geral foi a formação humana no modo do capital organizar a produção e reprodução da vida. Buscamos responder às seguintes perguntas investigativas: Quais os elementos teóricos que constituem o Projeto Piloto da Licenciatura em Educação do Campo da UFBA, considerando a concepção de ser humano, sociedade e educação? Quais os elementos constitutivos da proposta curricular em relação aos objetivo-avaliação, conteúdos e método? Quais os limites institucionais para implantação do curso? Como superar as contradições em relação a base teórico-metodológica e as condições objetivas do trabalho? A partir das lições derivadas da prática em análise à turma piloto, confirmamos a hipótese geral da impossibilidade de uma educação emancipatória sob a égide do capital. Confirmamos ainda que a formação de professores do campo voltada para emancipação dos trabalhadores encontra na sua implantação obstáculos institucionais que apontam para a necessidade do rompimento como o modo do capital organizar a vida em geral e em especial, a organização da própria universidade. E, por fim, também identificamos a necessidade de criar condições objetivas para que a referência teórico-metodológica marxista efetivamente se consolide como base da formação de professores do campo.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This work is part of investigations concerning the training of teachers and the problems in the education field. Brings scientific monitoring the construction and deployment experience of the curriculum of "Bachelor in Rural Education" at the Federal University of Bahia (UFBA). A survey based on dialectical and historical materialism-taking as reference the historical-critical pedagogy. The big task was to design a curriculum for teacher education field, based on the complex system theory and critical dialectics, which equips the deal with organized knowledge and pedagogical work from the perspective of human emancipation and social transformation. The overall goal was to present theoretical elements of teacher education, taking into account the experience of the pilot class of the university. The objectives of the second order were to describe the process of implementation of the course in UFBA and organization of educational work and point out the limits and possibilities superadoras project running. Our general issue was the formation of human capital in order to organize the production and reproduction of life. We seek to answer the following probing questions: What are the theoretical elements that constitute the Pilot's Degree in Education Field UFBA considering the conception of human beings, society and education? What are the constituent elements of the curriculum in relation to the goal-evaluation, content and method? What are the limits to institutional implementation of the course? How to overcome the contradictions in relation to theoretical and methodological basis and the objective conditions of work? The lessons derived from the analysis of the practice in the pilot class, we confirm the general hypothesis of the impossibility of liberating education under the aegis of the capital. We confirm also that the teacher education field toward emancipation of the workers is in its deployment institutional obstacles that point to the need of disruption as the mode of capital organize life in general and in particular the organization of the university itself. And finally, we also identified the need to create objective conditions for the theoretical-methodological reference Marxist effectively be consolidated based teacher education field.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectPedagogia histórico-críticapt_BR
dc.subjectSistema de complexospt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectField educationpt_BR
dc.subjectHistorical-critical pedagogypt_BR
dc.subjectComplexes systempt_BR
dc.titleParâmetros teórico–metodológicos da formação de professores: as lições derivadas da experiência da Licenciatura em Educação do Campo na UFBApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMoradillo, Edson Fortuna de-
dc.contributor.refereesAlmeida Neto, Prudente Pereira de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertação (PPGE)

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