Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16388
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Inclusão de grãos de girassol na ração de cordeiros sobre as características quantitativas da carcaça e qualitativas da carne
Título(s) alternativo(s): Semina : Ciências Agrárias
Autor(es): Yamamoto, Sandra Mari
Silva Sobrinho, Américo Garcia da
Pinheiro, Rafael Silvio Bonilha
Leão, André Gustavo
Castro, Daniela Pionorio Vilaronga
Autor(es): Yamamoto, Sandra Mari
Silva Sobrinho, Américo Garcia da
Pinheiro, Rafael Silvio Bonilha
Leão, André Gustavo
Castro, Daniela Pionorio Vilaronga
Abstract: Objetivou-se avaliar as características quantitativas da carcaça, bem como a composição tecidual os cortes da carcaça e qualidade da carne de cordeiros recebendo grãos de girassol na ração. Foram utilizados 21 cordeiros 7/8 Ile de France 1/8 Ideal, não castrados, com peso corporal médio inicial de 17 kg, alojados individualmente e distribuídos em três dietas (0, 7,5 e 15% de grãos de girassol na ração) em delineamento experimental inteiramente casualizado decomposto em modelo fatorial 3x2 (três rações e dois cortes de carcaça). Ao final do período experimental, os animais foram abatidos, obtendo-se os pesos e rendimentos de carcaça quente e fria, além dos rendimentos comercial e biológico da carcaça. As carcaças foram seccionadas longitudinalmente e a meia-carcaça esquerda dividida em seis partes anatômicas, sendo retirado o lombo e a perna para avaliação dos componentes teciduais e características de cor, capacidade de retenção de água, perdas por cocção e força de cisalhamento. Houve diferença para rendimento comercial, com maior valor (46,82%) para carcaças de cordeiros recebendo ração sem inclusão de grãos de girassol em relação ao rendimento de carcaça (44,11%) de cordeiros alimentados com 15% de grãos de girassol. As proporções de músculo e gordura total, assim como a relação músculo:gordura foram influenciadas (P<0,05) pela ração, com maior quantidade de músculo (63,15%) e menor de gordura (16,63%) nos cortes perna e lombo de cordeiros que não receberam grãos de girassol. No corte perna foi observado maiores proporções de músculo (67,27%), relação músculo:osso (4,08) e músculo:gordura (4,92) quando comparado ao lombo. O músculo Longissimus lumborum apresentou maior capacidade de retenção de água e menor força de cisalhamento em relação ao músculo Semimembranosus. A inclusão de grãos de girassol na ração de cordeiros em confinamento aumentou a deposição de gordura nos cortes da carcaça, porém não afetou os demais parâmetros qualitativos da carne.
Palavras-chave: Helianthus annuus
Lombo
Maciez
Ovinos
Rendimento
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16388
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (EMV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
11786-65756-1-PB.pdf360,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.