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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16330
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Sebastião Antonio Loureiro de Souza e-
dc.contributor.authorGuimarães, Jane Mary de Medeiros-
dc.creatorGuimarães, Jane Mary de Medeiros-
dc.date.accessioned2014-10-07T14:04:22Z-
dc.date.available2014-10-07T14:04:22Z-
dc.date.issued2014-10-07-
dc.date.submitted2014-04-29-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16330-
dc.description.abstractAs inovações tecnológicas são introduzidas pelas empresas no mercado de produtos e serviços, e as estratégias para a geração dessas inovações concentram-se nas atividades de Pesquisa, Desenvolvimento (P&D) e Marketing. Na saúde, a incorporação dessas inovações tem contribuído para o aumento nas demandas por serviços públicos, tecnologias e insumos no sistema de saúde. A partir da metodologia de natureza quantitativa e qualitativa, descritiva e exploratória, busca-se, neste estudo, responder às seguintes indagações: Quais as direções tomadas pelo desenvolvimento tecnológico, ao longo dos últimos 13 anos, no que se refere aos medicamentos antidiabéticos genéricos utilizados para o controle do diabetes? A mídia impressa dirige ideologicamente o consumidor na produção de necessidade de consumo de produtos e serviços para a prevenção e controle do diabetes? Quais são os fatores que condicionam o acesso dos pacientes insulino-dependentes ao glicosímetro? O presente estudo tem o objetivo Analisar, entre 1998 e 2012, a partir do estudo de paradigmas e trajetórias tecnológicas, como a mídia convence o consumidor na produção de necessidades de saúde e os condicionantes do acesso glicosímetro. Tem sido um grande desafio para os sistemas de saúde no mundo cuidar da população com alta prevalência de diabetes. É preciso articular as políticas de saúde e de ciência e tecnologia (C&T) às políticas industrial e comercial pode reduzir a dependência tecnológica na área de saúde, e possibilitar a pesquisa e desenvolvimento de bens e serviços para atender às necessidades de saúde da população brasileira. Nessa direção, a comunicação pode ser utilizada como uma das estratégias de disseminação de modelo de atenção, baseado na promoção da saúde frente ao modelo hegemônico biomédico. É preciso garantir o acesso aos insumos imprescindíveis para o cuidado do diabetes e assegurar que os recursos públicos sejam utilizados a partir dos princípios de universalidade e integralidade do SUS.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInovações Tecnológicaspt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectDiabetespt_BR
dc.subjectMedicamentospt_BR
dc.subjectGlicosímetropt_BR
dc.subjectNecessidade em Saúdept_BR
dc.subjectInnovation Technologicalpt_BR
dc.subjectDrugspt_BR
dc.titleParadigmas e trajetórias tecnológicas em saúde: mídia, acesso e cuidado do diabetes.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coSantos, Maria Lígia Rangel-
dc.contributor.refereesSantos, Maria Lígia Rangel-
dc.contributor.refereesPaim, Jairnilson Silva-
dc.contributor.refereesCeretta, Luciane Bisognin-
dc.contributor.refereesNunes, Marco Antonio Prado-
dc.publisher.departamentInstituto de Saúde Coletivapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletivapt_BR
dc.publisher.initialsISC-UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqSaúde Coletivapt_BR
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