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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1608
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Descrição da técnica e análise formal da policromia imaginária
Otros títulos : Revista Ohun
Autor : Guanais, Cláudia
metadata.dc.creator: Guanais, Cláudia
Resumen : Parte integrante de um projeto de pesquisa maior, onde se pretende analisar os diversos padrões da policromia da imaginária baiana, o presente trabalho apresenta alguns fundamentos preliminares desta pesquisa, por meio da análise formal da policromia. É apresentado inicialmente um breve histórico da imaginária, visando fornecer subsídios para a compreensão desta arte no contexto cultural quando foram produzidas. Esta contextualização é essencial para compreender o artista dentro da estrutura social de sua época. A descrição da técnica utilizada pelos antigos “encarnadores” (como eram chamados os artistas que pintavam as esculturas religiosas) é fundamental, pois permite um olhar mais aguçado do objeto. Sem um conhecimento adequado destas técnicas, dificilmente se enxergará sinais elucidativos das questões relevantes da pesquisa. São analisadas as policromias de duas esculturas religiosas, procurando demonstrar as diferentes decorações e ornamentações realizadas pelos pintores em uma mesma representação iconográfica. Por fim, breves experimentações são realizadas a partir das duas imagens estudadas, que servirão de base para a identificação de novos padrões, quando o universo de amostras for ampliado.
Palabras clave : Policromia
Escultura Religiosa
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1608
Fecha de publicación : sep-2007
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (PPGAV)

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