Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1608
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Descrição da técnica e análise formal da policromia imaginária
Other Titles: Revista Ohun
Authors: Guanais, Cláudia
metadata.dc.creator: Guanais, Cláudia
Abstract: Parte integrante de um projeto de pesquisa maior, onde se pretende analisar os diversos padrões da policromia da imaginária baiana, o presente trabalho apresenta alguns fundamentos preliminares desta pesquisa, por meio da análise formal da policromia. É apresentado inicialmente um breve histórico da imaginária, visando fornecer subsídios para a compreensão desta arte no contexto cultural quando foram produzidas. Esta contextualização é essencial para compreender o artista dentro da estrutura social de sua época. A descrição da técnica utilizada pelos antigos “encarnadores” (como eram chamados os artistas que pintavam as esculturas religiosas) é fundamental, pois permite um olhar mais aguçado do objeto. Sem um conhecimento adequado destas técnicas, dificilmente se enxergará sinais elucidativos das questões relevantes da pesquisa. São analisadas as policromias de duas esculturas religiosas, procurando demonstrar as diferentes decorações e ornamentações realizadas pelos pintores em uma mesma representação iconográfica. Por fim, breves experimentações são realizadas a partir das duas imagens estudadas, que servirão de base para a identificação de novos padrões, quando o universo de amostras for ampliado.
Keywords: Policromia
Escultura Religiosa
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1608
Issue Date: Sep-2007
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (PPGAV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
claudia_guanais.pdf872,29 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.