Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15428
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Gervásio Ferreira dos-
dc.contributor.authorTeixeira, Diego Nunes-
dc.creatorTeixeira, Diego Nunes-
dc.date.accessioned2014-08-01T13:28:53Z-
dc.date.available2014-08-01T13:28:53Z-
dc.date.issued2014-08-01-
dc.date.submitted2014-01-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15428-
dc.description.abstractEsta trabalho tem como objetivo construir as curvas de oferta e demanda para o mercado de automóveis no Brasil. A partir dessas duas curvas, duas questões foram analisadas: o efeito da política de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); e a importância da taxa de juros para o indivíduo adquirir o automóvel. O tratamento teórico envolveu uma revisão teórica sobre o papel da política monetária no ciclo econômico e dando mais ênfase à assimetria de informação, racionamento de crédito e os custos associados à concessão de crédito no mercado financeiro, além de uma revisão empírica de estudos relacionados à demanda de bens duráveis, com ênfase ao mercado de automóveis. A metodologia para o tratamento empírico do problema de pesquisa foi o modelo de Vetor de Correção de Erros (VECM), para verificar as relações de longo prazo entre variáveis macroeconômicas e as políticas governamentais de expansão do crédito e aumento do consumo de automóveis para pessoas físicas. Os resultados mostraram que o aumento das concessões de crédito e dos prazos de financiamento e a redução do IPI para a compra de automóveis durante o período de 2002 a 2012 favoreceram o crescimento das vendas de veículos no varejo. Além disso, em momentos favoráveis do ciclo econômico, os financiamentos aumentaram consideravelmente, de maneira a gerar problemas de assimetria de informações sobre os tomadores de crédito.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutomóveispt_BR
dc.subjectMercado de créditopt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.titleEquilíbrio de longo prazo entre política macroeconômica e mercado de crédito para automóveis no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSantos, André Luís Mota dos-
dc.contributor.refereesTiryaki, Gisele Ferreira-
dc.publisher.departamentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEconomia industrialpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIEGO NUNES TEIXEIRA.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.