Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Gervásio Ferreira dos | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Diego Nunes | - |
dc.creator | Teixeira, Diego Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-01T13:28:53Z | - |
dc.date.available | 2014-08-01T13:28:53Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-01 | - |
dc.date.submitted | 2014-01-10 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15428 | - |
dc.description.abstract | Esta trabalho tem como objetivo construir as curvas de oferta e demanda para o mercado de automóveis no Brasil. A partir dessas duas curvas, duas questões foram analisadas: o efeito da política de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); e a importância da taxa de juros para o indivíduo adquirir o automóvel. O tratamento teórico envolveu uma revisão teórica sobre o papel da política monetária no ciclo econômico e dando mais ênfase à assimetria de informação, racionamento de crédito e os custos associados à concessão de crédito no mercado financeiro, além de uma revisão empírica de estudos relacionados à demanda de bens duráveis, com ênfase ao mercado de automóveis. A metodologia para o tratamento empírico do problema de pesquisa foi o modelo de Vetor de Correção de Erros (VECM), para verificar as relações de longo prazo entre variáveis macroeconômicas e as políticas governamentais de expansão do crédito e aumento do consumo de automóveis para pessoas físicas. Os resultados mostraram que o aumento das concessões de crédito e dos prazos de financiamento e a redução do IPI para a compra de automóveis durante o período de 2002 a 2012 favoreceram o crescimento das vendas de veículos no varejo. Além disso, em momentos favoráveis do ciclo econômico, os financiamentos aumentaram consideravelmente, de maneira a gerar problemas de assimetria de informações sobre os tomadores de crédito. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Automóveis | pt_BR |
dc.subject | Mercado de crédito | pt_BR |
dc.subject | Indústria automobilística | pt_BR |
dc.title | Equilíbrio de longo prazo entre política macroeconômica e mercado de crédito para automóveis no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Santos, André Luís Mota dos | - |
dc.contributor.referees | Tiryaki, Gisele Ferreira | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Economia industrial | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)
|