Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15331
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Práticas educativas coercitivas de mães de diferentes níveis socioeconômicos
Título(s) alternativo(s): Estudos de Psicologia (Natal)
Autor(es): Alvarenga, Patrícia
Carmo, Paulo Henrique Barbosa do
Autor(es): Alvarenga, Patrícia
Carmo, Paulo Henrique Barbosa do
Abstract: Este estudo comparou o uso de práticas coercitivas em mães de diferentes níveis socioeconômicos. Participaram do estudo 40 mães com filhos na faixa etária de 5 a 6 anos de ambos os sexos. Vinte mães eram de nível socioeconômico baixo e 20 mães eram de nível socioeconômico médio/alto de acordo com os critérios de Hollingshead. As mães responderam uma ficha de dados sociodemográficos e uma entrevista estruturada sobre práticas educativas maternas. Os resultados indicaram que as mães de nível socioeconômico baixo apresentaram maior frequência média de respostas na categoria punição física. Discutem-se as relações entre as variáveis sociodemográficas e as práticas coercitivas, destacando-se o efeito da escolaridade na maior variabilidade de repertório materno para a regulação do comportamento infantil.
Palavras-chave: Coerção
Práticas educativas parentais
Nível socioeconômico
Coercion
Parental childrearing practices
Socioeconomic level
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15331
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (IPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patrícia Alvarenga.pdf439,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.