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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15323
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | O impacto do temperamento infantil, da responsividade e das práticas educativas maternas nos problemas de externalização e na competência social da criança |
Otros títulos : | Psicologia: Reflexão e Crítica |
Autor : | Alvarenga, Patrícia Piccinini, Cesar Augusto |
metadata.dc.creator: | Alvarenga, Patrícia Piccinini, Cesar Augusto |
Resumen : | O estudo investigou o impacto do temperamento infantil, da responsividade materna e das práticas educativas maternas, nos problemas de externalização e na competência social de crianças. Participaram 23 díades mãe-criança de diferentes níveis socioeconômicos. No 3º mês de vida do bebê avaliou-se o temperamento da criança e a responsividade materna. No 30º mês de vida da criança foram investigadas as práticas educativas maternas, os problemas de externalização e a competência social das crianças. Análise de regressão linear múltipla revelou que somente as práticas educativas foram fatores significativos para explicar a variância nos problemas de externalização e na competência social. Discute-se a relevância das práticas parentais e as limitações da avaliação do temperamento e responsividade materna como preditores para a compreensão do desenvolvimento social. |
Palabras clave : | Temperamento Responsividade Práticas educativas parentais |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15323 |
Fecha de publicación : | 2007 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (IPS) |
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