Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15296
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTeixeira, Cristina Maria D'Ávila-
dc.contributor.authorPinna, Lindnoslen Guelnete Costa-
dc.creatorPinna, Lindnoslen Guelnete Costa-
dc.date.accessioned2014-07-25T14:50:29Z-
dc.date.available2014-07-25T14:50:29Z-
dc.date.issued2014-07-25-
dc.date.submitted2013-04-10-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15296-
dc.description.abstractA dissertação intitulada “Ludicidade dos jogos teatrais no ensino e aprendizagem de Ciências” é o resultado das experiências e observações com alunos de 6ª 7ª e 8ª série (7°, 8º e 9º ano respectivamente) do Ensino Fundamental em uma escola pública situada num bairro periférico de Salvador, Bahia. Procuramos entender como a ludicidade dos jogos teatrais pode desencadear processos de aprendizagem em temas específicos e realizamos uma intervenção educativa, chamada de Oficina de Ludicidade e Jogos Teatrais. O referencial teórico para jogos teatrais se baseia nos trabalhos de Spolin e Reverbel. Em ludicidade, Luckesi e d`Ávila foram os principais autores consultados. Ausubel e Vygotsky contribuíram para um maior entendimento sobre as teorias da aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa participante de abordagem qualitativa, onde os atores envolvidos (alunos) protagonizam situações do mundo real, cujas variáveis não são isoláveis e nas quais a pesquisadora intervém conscientemente. As técnicas de coleta de dados utilizadas neste trabalho foram questionários, entrevistas, análise documental e observação participante. Foram utilizadas também as chamadas “técnicas de implicação”, tais como diário de bordo e registros audiovisuais. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos se sentiram mais estimulados a aprender a partir de uma contextualização mais prazerosa e diversificada, pois, na opinião deles, os conteúdos abordados num contexto lúdico e com a utilização de jogos teatrais foi mais atraente e significativo.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT the dissertation titled "Playfulness of theater games in the teaching and learning of Science" is the result of the experiences and observations with elementary students from 7th 8th grade of a public school located in a suburb of Salvador, Bahia. We are looking to understand how the playfulness of theater games can trigger learning processes in specific subjects and so we conducted an educational intervention, called Playfulness and Games Workshop Theatre. The theoretical framework for theater games is based on the work by Spolin and Reverbed. Regarding playfulness, Luckesi and d`Ávila were the principal authors consulted. Ausubel and Vygotsky contributed to a greater understanding of the learning theories. It is a research participant qualitative approach, where the actors involved (students) star in real life situations and whose variables are not isolable and in which the researcher consciously intervenes. The data collection techniques used in this study were as follows: questionnaires, interviews, document analysis and participant observation. We also used the so-called "technical implication" such as logbook and audiovisual recordings. The results showed that students felt more stimulated to learn from a more pleasurable and diverse context because, in their opinion, the content covered in a playful context and the use of theater games was more appealing and meaningful.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectJogos teatraispt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectDrogaspt_BR
dc.subjectPreconceitospt_BR
dc.titleLudicidade dos jogos teatrais no ensino e aprendizagem de ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesHetkowski, Tânia Maria-
dc.contributor.refereesFarias, Sergio Coelho Borges-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertação (PGEDU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUDICIDADE DOS JOGOS TEATRAIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS.pdf1,94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.