Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15272
Tipo: Dissertação
Título: Prevalência e fatores associados ao excesso de peso em crianças e adolescentes assistidos pelo Programa Saúde na Escola em um município do Sul do estado da Bahia, no ano de 2011
Autor(es): Tavares, Marcio Augusto dos Santos
Autor(es): Tavares, Marcio Augusto dos Santos
Abstract: Objetivos: Identificar a prevalência e os fatores associados ao excesso de peso em crianças e adolescentes da rede municipal de ensino da cidade de Jussari (BA), assistidos pelo Programa de Saúde na Escola. Métodos: Trata-se de estudo transversal, realizado em 2011, que adota amostra proporcional ao número de alunos de 7 a 15 anos de idade matriculados nas quatro escolas municipais da área urbana da cidade. Dados antropométricos, demográficos, socioeconômicos, ambiental e de estilo de vida foram coletados e registrados em questionário estruturado. O consumo alimentar foi avaliado por meio do método de frequência alimentar (QFA). Utilizou-se a razão de prevalência (RP) e o intervalo de confiança de 95% (IC 95%) para identificar as associações investigadas, calculados por meio da regressão de Poisson. Resultados: O excesso de peso foi observado em 26,7% dos estudantes, destes 9,1% correspondeu à obesidade. Observou-se, também, que 63,4% daqueles com excesso de peso eram do sexo feminino (n=52) e 74,4% dos portadores de excesso de peso tinham 10 anos ou mais. A renda familiar maior que um salário mínimo (RP = 1,80 IC95% = 1,124-2,885) e o baixo consumo de alimentos considerados protetores (RP =1,78, IC95% = 1,032 – 3,053) apresentaram contribuição estatisticamente significante na explicação do excesso de peso, na presença das demais variáveis do estudo. As demais associações investigadas não apresentaram este tipo de significância. Discussão: Uma das possíveis razões para compreender a maior prevalência de excesso de peso corporal em escolares pode ser encontrada nas escolhas equivocadas de alimentos. Nota-se, neste estudo, a preferência pelos alimentos de alta densidade de energia, como as fontes de gordura e carboidratos simples, em detrimento das fontes de fibras, representadas pelas frutas e outros vegetais. É necessário que as políticas públicas de saúde priorizem a prevenção e combate ao excesso de peso, ações de promoção à prática de hábitos saudáveis de vida.
Palavras-chave: Peso corporal
Consumo alimentar
Condições socioeconômicas
CNPq: Ciência da Saúde
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: programa de Pós-Graduação em Alimentos,Nutrição e Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15272
Data do documento: 24-Jul-2014
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGANS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Márcio Augusto dos Santos Tavares.pdf706,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.