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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria Inez da Silva de Souza-
dc.contributor.authorDourado, Emanuela Oliveira Carvalho-
dc.creatorDourado, Emanuela Oliveira Carvalho-
dc.date.accessioned2014-07-11T17:32:04Z-
dc.date.available2014-07-11T17:32:04Z-
dc.date.issued2014-07-11-
dc.date.submitted2013-05-03-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15187-
dc.description.abstractEsta pesquisa procurou interpretar o processo de formação e, por conseguinte, a experiência do ser humano na produção de conhecimentos, e compreender como as relações sociais e formativas na/da escola afetam as práticas pedagógicas dos professores. A investigação Teórica e de Campo traz aspectos da Hermenêutica Fenomenológica considerando o esforço do pensamento humano em conectar-se com a totalidade do vivido e do vivente, tendo-se em vista a autocondução responsável e consequente da vida de relação presente. E da Multirreferencialidade, ao considerar que todo conhecimento humano é relativo, parcial e incompleto, e que essa perspectiva permite que áreas distintas possam se comunicar, religando as diversas ciências e a filosofia. Esta produção de certa forma constrói uma configuração da Rede Municipal de Educação de Irecê via Escola Duque de Caxias, através da Metáfora da Rede. A opção teórico-metodológica da pesquisa referenda-se na perspectiva das dinâmicas complexas não-lineares. As premissas que evidenciaram suas singularidades e trouxeram o vislumbramento do ―universal‖, foram interpretadas e compreendidas, especialmente, na produção de sua contextura. Se de um lado mostram possibilidades de ―coerências‖ em meio ao afrouxamento das relações sociais produzidas em redes e suas simultaneidades, muitas vezes permeadas de conflitos e precariedades, por outro se apresentam por esses ―fragmentos‖, que muitas vezes mostram-se (in)coerentes com suas ―regularidades‖. Sua composição num ―jogo das aparências‖ apresentada numa escala mais distante se dissolve numa escala micro. Contudo, uma rede pode ser acessada por infinitos pontos qual fractal por produzir repetições em dimensões distintas, qual espiral pelas suas (re)configurações implicadas (e implicantes) pelos fios da rede. A construção metodológica da pesquisa de campo, que se deu no processo da investigação, a qual procurou compreender o contexto da escola, para dele surgirem os questionamentos mais contextualizados da pesquisa, é um bom exemplo de metodologia que propicia a identificação de conteúdos para a formação dos professores. Essas e outras ideias e correlações também estão presentes neste trabalho de tese. Desse modo, a perspectiva de interpretação/compreensão do ser humano no curso de Pedagogia Ufba/Irecê presente na teorização do descentramento do sujeito e da individuação do ser humano deu a tônica da investigação.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This research intended to interpret the formation process and therefore the experience of human beings in the production of knowledge, and to understand how the social and formative relations at/of the school affect teachers' pedagogical practices. The theoretical and field research and brings aspects of Phenome nological Hermeneutic considering the effort of human thinking in connecting with all of what has been lived and of whom has lived, targeting a responsible and self - conduction, which is a consequence of the present life relationship. The research also brin gs aspects of the Multi - reference, in considering that all human knowledge is relative, partial and incomplete, and that this perspective allows different areas to communicate, by linking the various sciences and philosophy. This production somehow builds a configuration of the Municipal Schools Network of Irecê via the Duque de Caxias School, through the Network Methaphor . The option theoretical and methodological research is based on the perspective of complex nonlinear dynamics. The assumptions that show ed the network singularities and brought the glimpse of the "universal", have been interpreted and understood, especially in the production of their context. On one hand, they show the possibilities of "coherencies" when loosening the social networks produ ced in the networks and their simultaneities, often permeated by conflicts and precariousness. On the other hand, they are presented by these "fragments", which often show up (in)consistent with their "regularities". Its composition in a "game of appearanc es" presented in a further scale, dissolves into a micro scale. However, a network can be accessed by infinite points which produce fractal repetitions in different dimensions, which spiral by its (re)configurations involved by (and involving) the network web. The construction of the field research methodology, which took place in the process of investigation, which intended to understand the context of the school, from that to raise more contextualized research questions, is a good example of methodologies that allow the identification of contents for training teachers. These and other ideas and correlations, are also present in this thesis. Thus, the prospect of interpretation / understanding of the human being in the UFBA Pedagogy Course of Irecê present in theorizing the decentralization of the subject and the individuation of human research gave the keynotept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectRedept_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.subjectNetworkpt_BR
dc.titleTecendo a Rede Municipal de Educação de Irecê-BA: Enredálea no curso de formação de professores e na escolapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesFaria, Marcelo Oliveira de-
dc.contributor.refereesSá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.contributor.refereesGaleffi, Dante Augusto-
dc.contributor.refereesSales, Marcea Andrade-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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