https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14477
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estratégias para permanência - percepções dos jovens e adultos sobre abandono no processo de escolarização na Rede Municipal de Educação de Salvador |
Autor(es): | Santana, Verônica de Souza |
Autor(es): | Santana, Verônica de Souza |
Abstract: | Este trabalho se constitui numa investigação sobre o abandono e as estratégias desenvolvidas
para permanência dos educandos no processo de escolarização no primeiro Segmento de
Educação de Jovens e Adultos (SEJA I) do município de Salvador, questionando: as
estratégias contribuem para a permanência dos jovens e adultos na escola? O referencial
teórico toma como ponto de partida o estado da arte das pesquisas em torno do debate sobre
os condicionantes e as múltiplas determinações do abandono na perspectiva do fracasso
escolar e da exclusão, fazendo um breve contraponto com a perspectiva aqui denominada
histórico crítica. Como alternativa metodológica, optou-se por articular uma abordagem
quanti-quali, partindo das informações do fluxo escolar no ano de 2009, utilizando o SPSS
para realização do tratamento e análise dos dados, conjugado com entrevista realizada no
grupo focal formado por educandos do SEJA I que abandonaram ou que permaneceram nos
semestres letivos de 2009. Constataram-se na investigação, no que se refere às políticas
públicas para EJA, quando existe algum tipo de ação que vise garantir a permanência no
sistema escolar para efetivação da aprendizagem, elas permanecem nos limites da perspectiva
compensatória e subjetiva. A investigação mostra que, além de escassas e limitadas às
iniciativas da unidade escolar, as estratégias convergem e refletem ações que supõem as
causas do fenômeno as motivações e a questões pessoais. Do mesmo modo, os educandos
trazem uma percepção do abandono e da permanência restrita a atributos pessoais e mais
imediatos, dissociados da estrutura desigual do sistema social e econômico. Almeja-se com
esta investigação contribuir para avaliação da Política de Educação de Jovens e Adultos, bem
como instigar para o debate conjunto entre órgãos públicos sobre as ações articuladas que
visem à permanência dos educandos no processo de escolarização dos jovens, adultos e idosos
que procuram a Rede Municipal de Educação. ABSTRACT This work is an investigation into the abandonment and the strategies developed for the maintenance of students in the schooling process in the first segment of Youth and Adults (SEJA I) the city of Salvador, questioning: strategies help to stay young and adults at school? The theoretical framework takes as its starting point the state of the art research in the debate about the conditions and the multiple determinants of dropout from the perspective of school failure and exclusion, making a brief counterpoint to the historical perspective here called critical. As an alternative methodology, we chose to articulate a quali-quantitative approach, based on the information flow from school in 2009, using SPSS to perform the processing and analysis of data, in conjunction with interview in the focus group formed by students of BE I who abandoned or who stayed in academic semesters of 2009. They found themselves in research, with regard to public policies for adult education, when there is some kind of action that seeks to ensure continuity in the school system for effective learning, they remain within the limits of compensatory and subjective perspective. Research shows that in addition to scarce and limited to initiatives of the school unit, strategies converge and reflect actions that assume the causes of the motivations and personal issues. Similarly, the students bring a sense of abandonment and stay confined to more immediate and personal attributes, separated from the structure of unequal social and economic system. Program hopes to contribute to this research to evaluate the Education Policy Youth and Adults as well as to instigate the whole debate between public agencies on joint actions aimed at the residence of students in the process of education of the youth, adults and seniors seeking the Municipal Education. |
Palavras-chave: | Educação de adultos - Salvador (BA) Evasão escolar na educação de adultos - Salvador (BA) Educação de adultos e Estado Abandono Permanência Estratégias Jovens e adultos Abandonment Stay Strategies And young adults |
CNPq: | Educação |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14477 |
Data do documento: | 27-Jan-2014 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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