Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13991
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Tendências temáticas e metodológicas das Monografias apresentadas à Faculdade de Medicina da Bahia nos anos de 2010 a 2013
Autor(es): Santos, Itallo Oliveira
Autor(es): Santos, Itallo Oliveira
Abstract: Introdução: Seguindo orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais, a monografia de conclusão de curso passou a ser obrigatória em algumas escolas médicas, uma vez que se ressalta, como competência médica, o conhecimento e produção em metodologia científica. Na Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia (FMB – UFBA), ao final do quarto ano de curso, o acadêmico deve entregar à coordenação do último componente curricular obrigatório do Eixo de Formação Científica da FMB – UFBA, Monografia IV (MED B60), a versão final do trabalho e defendê-lo ante a uma banca de docentes Todo processo é avaliado pelo professor orientador e funciona como pré – requisito para o ingresso ao internato Objetivo: Descrever as tendências temáticas e metodológicas das monografias defendidas pelos estudantes da FMB – UFBA, no período de 2010 a 2013. Métodos: O acesso os trabalhos ocorreu por meio de visita ao colegiado de graduação, detentor dos estudos anteriores a 2012, e por meio da internet, no Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia para os estudos defendidos a partir de 2012. Foram analisadas variáveis referentes à metodologia, temática, departamentos envolvidos e respeito a aspectos éticos. Resultados: Foram analisadas 264 monografias entregues nos anos de 2010 a 2013. A vertente metodológica mais frequente foi revisão bibliográfica, em 53,3% (141/264). Em relação à temática, os resultados indicam que Medicina I é a subárea mais estudada, envolvendo 37,1% (98/264) dos trabalhos. No que tange aos departamentos envolvidos, nota-se que Medicina Interna e Apoio Diagnóstico detém o maior número de monografias, com 37,1% (98/264) do total. Além disso, verificou-se que 5,3% (14/264) dos estudos cuja metodologia envolvia seres humanos, animais, prontuários de pessoa humana ou uso de espécimes biológicos não citaram parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Conclusão: A análise de tais documentos mostra-se como importante ferramenta de discussão do currículo, uma vez que reflete o enfoque dado à metodologia científica, à assistência local em saúde e aos grupos de pesquisa da instituição. Por isso, monografia deve ser avaliada como um instrumento à proposta de integralização do curso médico.
Palavras-chave: Curriculo
Monografias
Faculdade de Medicina da Bahia - Tendência
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Colegiado de Graduação em Medicina
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13991
Data do documento: 28-Nov-2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Itallo Oliveira Santos.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.