https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12586
Tipo: | Tese |
Título: | Composição e capoeira: dinâmicas de compor entre música e movimento |
Autor(es): | Bertissolo, Guilherme |
Autor(es): | Bertissolo, Guilherme |
Abstract: | Esta tese enfoca uma pesquisa experiencial sobre a complexa articulação entre música e movimento, seus usos e funções em um escopo de obras musicais, no sentido de plasmação de processos composicionais. Essa articulação ocorreu a partir de um contexto onde estas instâncias não são conceitualmente distintas: a Capoeira Regional. As conexões foram empreendidas com base em quatro conceitos não mutuamente excludentes: Ciclicidade, "Incisividade", Circularidade, e "Surpreendibilidade". Inicialmente, abordamos diversas incursões teóricas no domínio da relação entre música e movimento, com especial enfoque nas concepções concernentes à aplicação de metáforas conceituais e esquemas imagéticos baseados na experiência corporal. Através da imersão no universo da Capoeira Regional, pudemos estabelecer uma série de diálogos sujeitos e ideias, que mediaram inferências no domínio da experiência. Essas inferências foram formalizadas nas quatro noções do arcabouço conceitual, que veiculam aspectos de música e movimento em uma articulação complexa. O arcabouço conceitual foi aferido por experimentos composicionais que mobilizaram ideias, materiais e processos relacionados ao contexto da Capoeira Regional. Foram compostas duas séries de obras no domínio dessa pesquisa, m'bolumbümba e Fumebianas. Essas obras veicularam diversos aspectos da relação entre música e movimento na Capoeira Regional. A primeira série foi discutida pelos níveis do Ciclo de Vida da Composição, de Laske, e a segunda, no esforço de elencar processos gerais de composição. |
Palavras-chave: | Música (composição) Capoeira |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12586 |
Data do documento: | 16-Ago-2013 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMUS) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.