https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12329
Tipo: | Dissertação |
Título: | Formação docente para educar jovens e adultos na diversidade |
Autor(es): | Lima, Daniela de Jesus |
Autor(es): | Lima, Daniela de Jesus |
Abstract: | A presente dissertação analisa o Curso EJA na Diversidade da Rede de Educação para a Diversidade. O curso tem a finalidade de formar docentes para a inserção da temática da diversidade nas classes de educação de jovens e adultos. O objetivo da pesquisa consistiu em compreender como o curso capacita os docentes para a construção de projetos de intervenção no âmbito escolar que atenda as especificidades e a diversidade dos sujeitos. A pesquisa foi realizada com os docentes que fizeram a formação continuada, na oferta realizada pelo MEC em parceria com uma IES pública baiana, no ano de 2009. A metodologia estruturou-se a partir de um estudo de caso de abordagem quali-quantitativa. A coleta de dados deu-se através da análise documental e da utilização de questionários. Quanto ao quadro teórico estruturou-se a partir de dois principais conceitos trabalhados no curso: educação e diversidade. A pesquisa aponta que os projetos de intervenção escolar não conseguem romper com as concepções e representações arraigadas que padecem na sociedade e que são reproduzidas dentro do espaço escolar, através da concepção única de racionalidade epistêmica, materializada em currículos, saberes, tempos e espaços de aprendizagens – em que as especificidades dos sujeitos não se configuram como elemento central da práxis pedagógica. |
Palavras-chave: | Educação de adultos Educação multicultural Formação de professores de educação de adultos |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12329 |
Data do documento: | 2012 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Daniela de Jesus Lima PDF Final.pdf | 3,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.