Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Fagundes, Tereza Cristina Pereira Carvalho | - |
dc.contributor.author | Mattos, Robson Aldrin Lima | - |
dc.creator | Mattos, Robson Aldrin Lima | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-12T20:07:41Z | - |
dc.date.available | 2013-06-12T20:07:41Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11919 | - |
dc.description | 155 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho objetivou investigar, no cotidiano escolar de crianças de turmas do Ensino Fundamental I em uma escola da rede pública no município de Vitória da Conquista (BA), a relação dos Jogos com a construção dos conceitos Matemáticos. Este estudo de caráter qualitativo tem como respaldo teórico diversos autores, cujas produções trazem contribuições quanto aos Jogos e ao ensino da Matemática: Boyer (1974), Brenelli (1996), Brougère (2000), Chateau (1987), D‘Ambrósio (1998),Huizinga (2007), Kishimoto (2007), Kamii (2003a), Machado (1991a), Piaget (1975),Santos (2000), Vygotsky (1984), entre outros. Do ponto de vista metodológico, privilegiou-se a observação in loco, com registro fotográfico, entrevistas com as educadoras das turmas selecionadas para a pesquisa e um grupo focal, analisando como se estabelece a relação dos Jogos com o Ensino da Matemática. Destaca-se neste estudo a relação existente entre os Jogos e sua função pedagógica de aprendizagem no ensino da Matemática no contexto escolar, apresentando reflexões conceituais em torno desta relação. O estudo proporciona a compreensão da Matemática vivenciada em sala de aula, bem como possibilita a reflexão dessas educadoras sobre suas práticas pedagógicas. A análise dos achados da pesquisa possibilitou a identificação da importância pedagógica dos Jogos no Ensino da Matemática e sua contribuição na construção de conceitos nessa área, permitindo, também, a reflexão sobre a forma como os Jogos são trabalhados em sala de aula, onde, muitas vezes, são aplicados como jogos de exercícios e não como Jogos de construção. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_BR |
dc.subject | Construção de conceitos | pt_BR |
dc.subject | Games | pt_BR |
dc.subject | Teaching of mathematics | pt_BR |
dc.subject | Construction of concepts | pt_BR |
dc.title | Jogo e matemática: uma relação possível | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
|