Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11919
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFagundes, Tereza Cristina Pereira Carvalho-
dc.contributor.authorMattos, Robson Aldrin Lima-
dc.creatorMattos, Robson Aldrin Lima-
dc.date.accessioned2013-06-12T20:07:41Z-
dc.date.available2013-06-12T20:07:41Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11919-
dc.description155 f.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho objetivou investigar, no cotidiano escolar de crianças de turmas do Ensino Fundamental I em uma escola da rede pública no município de Vitória da Conquista (BA), a relação dos Jogos com a construção dos conceitos Matemáticos. Este estudo de caráter qualitativo tem como respaldo teórico diversos autores, cujas produções trazem contribuições quanto aos Jogos e ao ensino da Matemática: Boyer (1974), Brenelli (1996), Brougère (2000), Chateau (1987), D‘Ambrósio (1998),Huizinga (2007), Kishimoto (2007), Kamii (2003a), Machado (1991a), Piaget (1975),Santos (2000), Vygotsky (1984), entre outros. Do ponto de vista metodológico, privilegiou-se a observação in loco, com registro fotográfico, entrevistas com as educadoras das turmas selecionadas para a pesquisa e um grupo focal, analisando como se estabelece a relação dos Jogos com o Ensino da Matemática. Destaca-se neste estudo a relação existente entre os Jogos e sua função pedagógica de aprendizagem no ensino da Matemática no contexto escolar, apresentando reflexões conceituais em torno desta relação. O estudo proporciona a compreensão da Matemática vivenciada em sala de aula, bem como possibilita a reflexão dessas educadoras sobre suas práticas pedagógicas. A análise dos achados da pesquisa possibilitou a identificação da importância pedagógica dos Jogos no Ensino da Matemática e sua contribuição na construção de conceitos nessa área, permitindo, também, a reflexão sobre a forma como os Jogos são trabalhados em sala de aula, onde, muitas vezes, são aplicados como jogos de exercícios e não como Jogos de construção.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectEnsino da matemáticapt_BR
dc.subjectConstrução de conceitospt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectTeaching of mathematicspt_BR
dc.subjectConstruction of conceptspt_BR
dc.titleJogo e matemática: uma relação possívelpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Robson Mattos.pdf737,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.