Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Farias, Sergio Coelho Borges | - |
dc.contributor.advisor | Rabêlo, Roberto Sanches | - |
dc.contributor.author | Costa, Alexandre Santiago da | - |
dc.creator | Costa, Alexandre Santiago da | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-12T19:18:42Z | - |
dc.date.available | 2013-06-12T19:18:42Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11916 | - |
dc.description.abstract | Com o presente trabalho, intitulado "O Teatro-Educação do CRIA: saberes e ações de jovens artistas para o exercício da cidadania", objetivo analisar o currículo do Centro de Referência Integral do Adolescente (CRIA) a partir de suas matrizes teórico-práticas e das transformações ocorridas nas vidas dos adolescentes participantes do projeto. A pesquisa qualitativa foi a abordagem utilizada para o estudo, desenvolvida a partir do estudo de caso. O estudo traz reflexões acerca de uma proposta sócioeducacional, desenvolvida com o intuito de revelar saberes dentro de uma formação para o exercício da cidadania. A referida Organização Não-Governamental atua a partir da Educação Através da Arte, mais especificamente com o Teatro-Educação.Importantes resultados foram obtidos, como a utilização de um currículo multirreferencial e crítico que possibilita a formação de adolescentes ativos perante a sociedade. A peça didática de Bertolt Brecht é um dos importes referenciais que norteiam a prática do CRIA, bem como os pressupostos de uma pedagogia libertadora assentada no ideário de Paulo Freire. O Teatro-Educação do CRIA traz a possibilidade de um trabalho motivador, contextualizado, crítico e multiplicador de ações sociais voltadas para os adolescentes das classes populares de Salvador, desenvolvendo uma cidadania estética. Concluímos então, que o CRIA possui uma proposta curricular que possibilita uma formação através do teatro, de forma a transformar as vidas dos educandos e traz como conseqüência a mobilização perante suas realidades concretas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Teatro-educação | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Theater-education | pt_BR |
dc.subject | Teenagers | pt_BR |
dc.subject | Citizenship | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.title | O teatro-educação no CRIA: saberes e ações de jovens artistas para o exercício da cidadania | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
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