Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11916
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFarias, Sergio Coelho Borges-
dc.contributor.advisorRabêlo, Roberto Sanches-
dc.contributor.authorCosta, Alexandre Santiago da-
dc.creatorCosta, Alexandre Santiago da-
dc.date.accessioned2013-06-12T19:18:42Z-
dc.date.available2013-06-12T19:18:42Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11916-
dc.description.abstractCom o presente trabalho, intitulado "O Teatro-Educação do CRIA: saberes e ações de jovens artistas para o exercício da cidadania", objetivo analisar o currículo do Centro de Referência Integral do Adolescente (CRIA) a partir de suas matrizes teórico-práticas e das transformações ocorridas nas vidas dos adolescentes participantes do projeto. A pesquisa qualitativa foi a abordagem utilizada para o estudo, desenvolvida a partir do estudo de caso. O estudo traz reflexões acerca de uma proposta sócioeducacional, desenvolvida com o intuito de revelar saberes dentro de uma formação para o exercício da cidadania. A referida Organização Não-Governamental atua a partir da Educação Através da Arte, mais especificamente com o Teatro-Educação.Importantes resultados foram obtidos, como a utilização de um currículo multirreferencial e crítico que possibilita a formação de adolescentes ativos perante a sociedade. A peça didática de Bertolt Brecht é um dos importes referenciais que norteiam a prática do CRIA, bem como os pressupostos de uma pedagogia libertadora assentada no ideário de Paulo Freire. O Teatro-Educação do CRIA traz a possibilidade de um trabalho motivador, contextualizado, crítico e multiplicador de ações sociais voltadas para os adolescentes das classes populares de Salvador, desenvolvendo uma cidadania estética. Concluímos então, que o CRIA possui uma proposta curricular que possibilita uma formação através do teatro, de forma a transformar as vidas dos educandos e traz como conseqüência a mobilização perante suas realidades concretas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTeatro-educaçãopt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectTheater-educationpt_BR
dc.subjectTeenagerspt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.titleO teatro-educação no CRIA: saberes e ações de jovens artistas para o exercício da cidadaniapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Alexandre Costa.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.