Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11831
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Empoderamento na escola: estudo de experiência de gestão escolar em unidade da rede pública de ensino da Bahia |
Authors: | Silva, Claudia Dias |
metadata.dc.creator: | Silva, Claudia Dias |
Abstract: | A pesquisa buscou investigar e analisar as características apresentadas pelo colegiado escolar de uma unidade de ensino pública que propiciam o empoderamento da comunidade escolar na gestão da escola pública, contribuindo para minimizar o controle dos agentes do Estado sobre o funcionamento da escola. O estudo de caso em uma escola da rede pública estadual em Salvador, Bahia,envolveu no plano de coleta de dados a realização de entrevistas semi-estruturadas com conselheiros e diretor da escola, bem como acompanhamento de reuniões do órgão colegiado e análise de atas de reuniões realizadas pelo órgão no período de 2005 a 2006. As categorias trabalhadas para analisar a atuação do órgão colegiado foram: a) promoção da igualdade de capacidades de exercer influência sobre a ação governamental e de responsabilizar agentes públicos e governantes por decisões; b) participação; c) transparência; d) controle social. O estudo revelou que as relações de poder que se propõem à co-responsabilização na escola, ainda ocorrem sob a deliberação e orientação da direção da mesma, que tenta fortalecer o órgão colegiado. Identificou, ainda, que a tentativa de descentralizar o poder na gestão da unidade de ensino serve para reforçar o poder de um segmento que o detém, no caso o professor. Os pais e os alunos são os segmentos menos empoderados no colegiado escolar. Por fim, concluiu que empoderar indivíduos que dispõem de diferentes ferramentas para agir com o objetivo de mudar sua condição e a do grupo que pertence é um desafio. No caso da gestão escolar, o segmento dos professores, é o que mais dispõe dos recursos e capacidades necessários para atua r e modificar sua condição. |
Keywords: | Empoderamento Colegiado escolar Gestão escolar Compartilhamento de poder na gestão escolar School Improving management of power in school management Empowered |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11831 |
Issue Date: | 2007 |
Appears in Collections: | Dissertação (PGEDU) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_ Claudia Dias Silva.pdf | 630,09 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.