Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11809
Tipo: Dissertação
Título: Porta giratória entre o espaço da pedagogia da alternância da Escola Família Agrícola Mãe Jovina e o campo: um diálogo possível?
Autor(es): Chagas, Rita de Cácia Santos
Autor(es): Chagas, Rita de Cácia Santos
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo contribuir para reflexão acerca do papel do currículo na relação escola e mundo do trabalho, mais especificamente o lugar da práxis no currículo da chamada Pedagogia da Alternância (PA). De natureza etnográfica e com um viés multirreferencial, partiu-se do conceito de “espaço de aprendizagem”, buscando compreender a trama que envolve a realidade cotidiana dos sujeitos trabalhadores do campo, mas que necessitam da escola como alternativa e um direito para uma formação ampliada. Tendo como pano de fundo as escolas famílias agrícolas, recolheram-se, nesta pesquisa, alguns conteúdos simbólicos e representativos da experiência dos sujeitos envolvidos nesta trama, ou seja, alternantes, monitores, familiares e membros da comunidade, tanto na dimensão do trabalho do campo enquanto atividade humana, quanto na dimensão escolar, percebendo-se a emergência dos conflitos e das expectativas geradas. Pautada, assim, numa ética solidária em seu processo educativo-formativo, as escolas famílias agrícolas formam, então, jovens cidadãos, tendo no currículo diferenciado, ou seja, voltado para as demandas dos trabalhadores do campo, um dos seus pilares constitutivos.
Palavras-chave: Currículos
Educação para o trabalho
Educação no campo
Espaço educacional
Pedagogia da alternância
Práxis pedagógica
Curricula
Career education
Education in the countryside
Learning space
Alternância’s pedagogy
Praxis in pedagogy
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11809
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Rita de Cacia Chagas1.pdfParte 17,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Dissertacao_Rita de Cacia Chagas2.pdfParte 2391,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Dissertacao_Rita de Cacia Chagas3.pdfParte 31,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.