Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11557
Tipo: Dissertação
Título: Influência da inatividade física na ocorrência do sobrepeso e da obesidade em estudantes do ensino fundamental das escolas públicas da cidade do Salvador-Ba
Autor(es): Souza, Carine de Oliveira
Autor(es): Souza, Carine de Oliveira
Abstract: A obesidade é uma doença crônica, multifatorial, resultante do acúmulo do tecido gorduroso, regionalizado ou em todo o corpo, em decorrência da diferença positiva entre o consumo e o gasto energético. O incremento do sobrepeso e da obesidade nos jovens tem se constituído um evento de relevância com tendência epidêmica no Brasil. A exposição a determinadas características genéticas, socioambientais e comportamentais configuram-se como fatores etiológicos para a expressão do fenótipo obeso. O crescimento da ocorrência da obesidade juvenil é preocupante, em especial, por ser um fator preditivo para a persistência desta doença na vida adulta e pela sua associação com várias condições mórbidas como agravos respiratórios, cardiovasculares, endócrinos, ortopédicos, psicossociais entre outros. Frente às inquietantes observações, urge a adoção de medidas para o controle e a prevenção do crescimento do sobrepeso e da obesidade entre os adolescentes e suas repercussões para as demais fases do ciclo da vida.
Palavras-chave: Obesidade
Fatores associados
Adolescentes
Atividade física
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11557
Data do documento: 29-Mai-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGANS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Nut_ Carine Souza.pdf616,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.